Estudo coloca Brasil na lanterna do desenvolvimento tecnológico

0

Estudo realizado pela everis, consultoria multinacional que oferece soluções de TI, mostra o país com a menor pontuação da América Latina ? 4,21 pontos, 1,1% a mais em relação ao mesmo período de 2006.

O dado é proveniente da primeira parte do relatório "Indicador da Sociedade da Informação (ISI)", referente ao primeiro trimestre de 2007, no qual avaliou os avanços da Tecnologia da Informação e Telecomunicações na Argentina, Brasil, México, Chile e Colômbia. O estudo é realizado em parceria com o IESE – escola espanhola de pós-graduação em administração de empresas.

As TIC (Tecnologias da Informação e Telecomunicação) no Brasil melhoraram sua média e cresceram 7,2%, superando assim as pontuações do México e da Colômbia. Entre as variáveis estudadas destaca-se o número de computadores e
celulares, que alcançaram 150 e 538 unidades, respectivamente, para cada mil habitantes.

O relatório, realizado trimestralmente, avalia ainda quais impactos a tecnologia traz ao dia-a-dia da população, traça projeções para o próximo período e monitora o desenvolvimento da sociedade da informação nas diferentes regiões. Essa pesquisa analisa os benefícios da aplicação da TI nos setores de estratégias empresariais, educação, desenvolvimento social e oportunidades de negócio. A pontuação do ISI brasileiro teve suas primeiras quedas em 2003 e a previsão é que continue apresentando crescimentos ainda mais baixos que os demais países.

Resultados na América Latina

O Indicador da Sociedade da Informação na América Latina referente ao primeiro trimestre de 2007 foi de 4,42 pontos, o que representa uma valorização de 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado, o menor registrado desde 2003. Nas TIC, o número de computadores atingiu 134 para cada mil habitantes, com aumento de 18,7%. Já os celulares somam 595 terminais, com crescimento de 19,2%, enquanto a quantidade de pessoas com acesso à Internet registrou 208 para cada mil habitantes (+29,6%).

Projeções

Segundo a everis e o IESE, o ISI da América Latina para os próximos dois trimestres continuará em desaceleração, podendo atingir 4,45 pontos. No mesmo período, as TIC manterão um incremento significativo na pontuação média, de acordo com o número de computadores e de usuários de Internet, estimado em 146 e 240, respectivamente, chegando a 2,99 pontos no terceiro trimestre de 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.