A Linx anuncia parceria com a Aprix, startup pioneira na implementação do sistema de otimização de preços para postos de combustíveis, para oferecer a solução que auxilia a tomada de decisão das precificações por meio de inteligência artificial para toda a base de clientes da empresa no setor.
Desenvolvido para otimizar preços para postos de combustíveis, o sistema permite maximizar a lucratividade da operação sugerindo o melhor preço na bomba de combustível durante o dia. A startup amadureceu seu modelo de negócios e já possui mais de uma centena de postos espalhados por 13 estados no Brasil. Com a parceria, será possível expandir a operação para a extensa base de clientes da Linx, que inclui postos bandeira branca, embandeirados e grandes redes. Em levantamento realizado pela Aprix, os postos que utilizaram o sistema obtiveram mais de 7% de lucratividade mensal em relação aos que não receberam preços otimizados. Os ganhos chegaram a mais de R$ 7.100,00 por posto.
Samuel Carvalho, gerente do segmento de Postos e Conveniência na Linx, explica que a parceria poderá potencializar os negócios dos clientes Linx, que precisam se adaptar rapidamente às dinâmicas do mercado, como a concorrência, variações do preço do barril de petróleo e a própria elasticidade da demanda. "A decisão de qual preço tomar é uma das mais importantes que os donos e gerentes de postos precisam tomar diariamente. A solução possui uma capacidade de combinar dezenas de variáveis e de prover o preço ideal de acordo com a estratégia do revendedor. O sistema trabalha de forma dinâmica e em atualização constante e terá impacto direto na lucratividade dos clientes", comenta.
Além de receber diariamente sugestões de preços, os varejistas poderão acessar análises de performance de cada posto e receber alertas de oportunidades no celular em tempo real. A solução também permite entender quanto será vendido em cada preço e o aumento de lucro associado.
Estratégia de expansão
A união entre Linx e Aprix é mais um dos esforços da empresa de tecnologia em acelerar a transformação digital no mercado de Postos e Lojas de Conveniência. Em junho, a Linx lançou uma parceria com a startup gaúcha James Tip, também com foco em inteligência artificial, com o objetivo de implementar administração automatizada para gestão inteligente e redução de custos comuns dos lojistas. A solução da James Tip é embasada em uma plataforma ágil e dinâmica, com um sistema preditivo de ações para melhorar a compra e a venda dos produtos com base no perfil dos clientes.