Portabilidade estará concluída até 1º de março de 2009, diz Anatel

0

A portabilidade nas telefonias móvel e fixa, que permite ao assinante manter o número de seu telefone ao trocar de operadora de serviços, estará concluída até 1º de março de 2009, segundo a Anatel. A ativação comercial da portabilidade, segundo a agência, durará ao todo sete meses ? período de 29 de agosto de 2008 e a 1º de março de 2009.

A identificação das localidades a serem portadas será realizada de acordo com os Códigos Nacionais de Numeração (CNN) – que correspondem, popularmente, ao DDD (por exemplo, o 11 para a região metropolitana de São Paulo, e o 61 para o Distrito Federal e Entorno). A fiscalização da agência acompanhará a implementação da portabilidade em todo o Brasil.

O cronograma representa o compromisso de todas as operadoras, de modo a preparar suas redes e sistemas de tecnologia da informação a fim de suportar as demandas decorrentes da implantação da portabilidade. As áreas de numeração a serem ativadas comercialmente em agosto de 2008 compõem a experiência piloto do projeto de execução da portabilidade. Os dados gerados possibilitarão o aprimoramento desse processo, segundo a Anatel.

A agência diz que o cronograma ? que prevê a ativação comercial de forma gradativa ? visa a garantir o funcionamento das redes e das centrais de atendimento das operadoras, minimizando, assim, os impactos do atendimento das demandas dos usuários.

A regra da portabilidade valerá independente de quantas vezes o usuário solicitar a mudança de operadora. Na telefonia fixa, a portabilidade será possível dentro da área local (município ou conjunto de localidades com continuidade urbana). No caso do serviço móvel, a manutenção do número será dentro da área de registro (mesmo CNN).

Mato Grosso do Sul será o primeiro estado a ter a portabilidade plenamente estabelecida em agosto de 2008, de acordo com cronograma de ativação comercial divulgado pela Anatel e pelo Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP). Em seguida, Espírito Santo e Acre, na primeira semana de novembro. São Paulo, estado que possui oito CNNs, terá um calendário gradual de implementação e levará todo o período estimado para a realização do processo. Considerando as regiões brasileiras, o Nordeste será a primeira a completar a implantação dos sistemas. Os usuários pernambucanos poderão usufruir do benefício até 22 de fevereiro de 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.