A T-Systems conquista a certificação Tier III, concedido pelo Uptime Institute, para seu novo datacenter, o segundo na América do Sul (1º no estado de São Paulo) a obter a certificação Tier III e que está em fase final de construção, com inauguração prevista para o último trimestre de 2010.
De acordo com André Almeida, diretor de Computing Services & Solutions da T-Systems do Brasil, estão sendo investidos cerca de 50 milhões de reais neste projeto. "A T-Systems desenhou um projeto para o seu novo datacenter no Brasil de acordo com os conceitos mais modernos do mercado, que atendessem planamente a necessidade crescente dos seus clientes no que se refere à confiabilidade, disponibilidade e segurança de dados".
A construção do novo datacenter, iniciada no ano passado, está alinhada às necessidades da demanda do setor. A empresa já possui outros três datacenters: dois em São Bernardo do Campo e um na capital paulista, que ocupam uma área de 100 mil m². Com o novo datacenter, esse número aumentará em 7 mil m², e o espaço contará com cerca de dois mil servidores, mainframes com 4.000 MIPS, 70 terabytes de armazenamento e 30 petabytes de capacidade de armazenamento para backups.
O projeto é configurado com sistema que otimiza o consumo de energia, o que permitirá à empresa alcançar o índice de benchmarking de 1.6 PUE (Power Usage Effectiveness). Oferece alto nível de segurança, confiabilidade e disponibilidade de ambiente Tier III – padrão de classificação do Uptime Institute –, que garante funcionamento contínuo e manutenção. O Uptime Institute utiliza como critério a norma TIA-942, que classifica os datacenters em categorias (Tiers) de um a quatro, segundo seu nível de disponibilidade de infraestrutura.
- Certificação Tier III