O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico atingiu 56,7 pontos em setembro de 2019, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), agregados pela Abinee. O resultado representa uma redução de 0,7 ponto em relação ao mês de agosto. Esta retração interrompe a trajetória de crescimento observada nos últimos três meses.
A queda do ICEI do setor resultou da retração tanto da área elétrica, quanto da eletrônica. No primeiro caso, o índice caiu 0,9 ponto, registrando 57,9 pontos e na área eletrônica, o recuo foi de 0,6 ponto, situando-se em 55,3 pontos em setembro.
Mesmo assim, o ICEI do setor continua afastado da linha dos 50 pontos, o que mostra a confiança do empresário neste 2º semestre, porém em patamar inferior ao observado em janeiro de 2019 (65,1 pontos). O ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos mostram falta de confiança.
O presidente da Abinee, Humberto Barbato, considera que o resultado deverá melhorar de forma significativa a partir da aprovação do PL 4805/19, referente à nova Lei para TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação). "Com o avanço das discussões que tramitam no Executivo e no Legislativo observaremos uma intensificação no otimismo", afirmou.
- POLÍTICA SETORIAL