Pesquisa recente Consumer Insights for the 2021 Holiday Shopping Season survey (Insights do consumidor para a pesquisa da temporada de compras de fim de ano de 2021), conduzida pela Outbrain, plataforma líder de recomendação para a open web, aponta que os consumidores com idades entre 18 e 35 anos são mais propensos a aumentar seus orçamentos nesta temporada de final de ano em comparação com outras faixas etárias. Já os consumidores com mais de 56 anos, de acordo com o levantamento, têm mais probabilidade de manter os mesmos hábitos de consumo.
Os resultados da pesquisa, que entrevistou mais de 8.000 consumidores em países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Alemanha, França, Itália, Espanha e Israel, descobriram que a velocidade de entrega agora está no topo da lista de expectativas do consumidor. Globalmente, 52% dos consumidores classificaram a velocidade de entrega como um fator de influência em suas decisões de compra, seguido por 38% dos entrevistados valorizando frete grátis ou com desconto. Ao tomar decisões de compra, os compradores globalmente são movidos por certos valores de marca, com 54% valorizando a acessibilidade ou disponibilidade da marca, seguido pela sustentabilidade (47%) e marcas que apoiam negócios locais (43%).
Os profissionais de marketing que procuram captar a atenção dos compradores neste período de fim de ano devem identificar as principais táticas digitais que podem transformar os navegadores em compradores. Globalmente, 61% dos consumidores identificaram que assistir a um vídeo sobre um produto é importante para seu processo de tomada de decisão. Além do vídeo, 45% dos consumidores globalmente identificam os anúncios deslizantes como o tipo de anúncio mais envolvente ao navegar online.
"Essas descobertas são, em última análise, um manual de crescimento para varejistas e outras marcas DTC à medida que entramos na época mais movimentada do ano", disse Ayal Steiner, vice-presidente de publicidade global da Outbrain. "Os resultados nos ajudam e a nossos parceiros a aprimorar os segmentos de clientes de alto valor, entender as experiências de anúncios que têm o melhor impacto, como vídeo e carrossel, e refinar as mensagens para atender às necessidades do consumidor, como velocidade de entrega".
No ano passado, 71% dos consumidores em todo o mundo também compraram um produto fora de seu mercado doméstico, uma tendência que a Outbrain acredita que deve continuar na temporada de compras de fim de ano. Além disso, a pesquisa ainda revela que 57% dos consumidores globais só começam a planejar suas compras na Black Friday alguns dias ou até duas semanas antes.
"Há uma oportunidade real de romper fronteiras geográficas e atingir clientes em todo o mundo. As marcas precisam aproveitar as vantagens dos preços eficientes em setembro e outubro para cultivar seu público global e impulsionar a consideração da marca antes dos principais períodos de compras de fim de ano", acrescenta Steiner.
Específico para o mercado dos Estados Unidos:
- 36% dos consumidores planejam fazer compras apenas online neste período de festas, enquanto 55% planejam realizar compras online e na loja.
- 66% dos consumidores preferem ter informações sobre uma marca antes de fazer uma compra na Black Friday. A qualidade do produto (48%) e a acessibilidade (58%) são outros fatores importantes que os clientes consideram ao experimentar novas marcas.
- 52% dos consumidores só começam a planejar suas compras na Black Friday com até duas semanas de antecedência.