Mercado de cloud computing deve atingir US$ 42 bi em 2012

0

O mercado mundial de cloud computing deve praticamente triplicar até 2012, chegando a movimentar a cifra de US$ 42 bilhões. E, por mais estranho que pareça, um dos impulsionadores da também chamada computação em nuvem será a crise econômica, segundo relatório da IDC.

"A adoção do cloud omputing será ampliada pela atual crise financeira. Isso porque o modelo de computação em nuvem oferece uma maneira muito mais barata para as empresas adquirirem e utilizarem TI, e com a desaceleração econômica, a necessidade de redução de custos será muito grande", afirmou Frank Gens, vice-presidente sênior e diretor analista da IDC.

O executivo ressaltou que essa vantagem é importante, sobretudo para as pequenas e médias empresas, um setor que será alvo fundamental em qualquer plano de recuperação.

Além disso, de acordo com a IDC, os gastos com cloud computing responderão por 25% do crescimento das despesas de TI em 2012, atingindo quase um terço do desse crescimento em 2013.

Segundo a consultoria, a aceleração da adoção de cloud computing pelas empresas será impulsionada por três mercados. Um deles será a busca das empresas por de crescimento e receitas em novos segmentos importantes, incluindo os países emergentes como o Brasil, Rússia, Índia e China (que formam o chamado Bric), bem como as pequenas e médias empresas.

Além desse, as deficiências dos métodos tradicionais em captar o crescimento nesses mercados e as pressões concorrenciais de novos players que promovem a utilização do cloud computing também serão motores para estimlar a adoção da computação em nuvem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.