O segmento de energia solar está crescendo de forma acelerada. Consequentemente, as empresas do setor estão vendo a complexidade da sua gestão aumentar mais a cada ano. Por esse motivo, a Insole, primeira clean fintech do Brasil, adotou o SAP Business One, sistema de gestão empresarial da multinacional alemã, para organizações em crescimento. O projeto contou com o apoio da G2, consultoria especializada em gestão para empresas de pequeno e médio porte.
Segundo a Absolar – Associação Brasileira da Energia Solar Fotovoltaica, o segmento cresceu 40% no primeiro semestre de 2021. No entanto, a Insole registrou um incremento muito maior, de 150% ao ano nos últimos três anos. Só no primeiro semestre de 2021, a empresa já ultrapassou o faturamento de 2020 inteiro. "Quanto mais a gente cresce, mais complexa fica a nossa gestão. Por isso, optamos pelo SAP Business One, que consegue nos oferecer todo o suporte necessário para a expansão", pontua Ananias Gomes, CEO da empresa.
Fundada em 2013, a Insole começou a operar em simples planilhas de Excel. Passado algum tempo, a empresa recorreu a um ERP, mas a solução não era capaz de suportar todas as necessidades. Foi então que, pensando em alçar metas mais agressivas, a empresa decidiu investir num sistema mais robusto. "Chegamos a testar outras soluções de mercado, mas logo percebemos que o SAP Business One oferece tudo o que precisamos".
Segundo Ananias Gomes, o ERP trouxe uma importante cultura de governança, garantindo mais segurança, transparência e compliance. "Hoje, temos muito mais qualidade nas informações financeiras e contábeis. Estamos alinhados com as melhores práticas internacionais de mercado", destaca. Ter esse tipo de controle é fundamental, ainda mais porque a empresa está em busca de investidores. A Insole, que conta com 220 colaboradores, já recebeu mais de R$ 150 milhões em capital de fundos de investimentos e esse valor deve continuar aumentando.
Além de todos os benefícios que a empresa notou com a utilização do SAP Business One, chamou a atenção também o rápido processo de implementação. "Fizemos tudo em apenas seis meses. Logicamente, essa conquista só foi possível graças ao olhar estratégico e acolhedor da G2. Eles se tornaram verdadeiros parceiros da Insole, fazendo uma implementação prática, objetiva e completamente alinhada ao que desejávamos", elogia.
Para a G2, fazer parte do crescimento da Insole é motivo de comemoração. "O SAP Business One é capaz de dar suporte para empresas em crescimento, sem representar um grande investimento ou complexidade de uso. Nossa proposta é tornar as empresas mais inteligentes e eficazes, fazendo com que elas possam se dedicar mais às estratégias do negócio. É exatamente isso que estamos fazendo com a Insole", afirma Glaucia Vieira, sócia da G2.
"O projeto com a Insole é uma demonstração de como as empresas apoiam nos sistemas de gestão parte importante de sua estratégia de crescimento, uma vez que precisam de processos ágeis, digitalizados e integrados, baseados em boas práticas de governança, e que forneçam uma base de dados confiável para tomada de decisão e o SAP Business One tem sido a escolha de muitos clientes para enfrentar esse desafio. Temos muito orgulho de fazer parte da história de uma empresa tão inovadora e que traz um impacto tão positivo na gestão do consumo de energia para empresas e consumidores", explica Daniel Cabrera, diretor da divisão SAP Business One na SAP Brasil.
O SAP Business One utiliza a infraestrutura da Huawei Cloud, parceira da G2 desde o ano de 2019, e que vem trazendo ganhos imensos de performance para os seus clientes. "Conseguimos oferecer para a G2 boas condições econômicas, alta performance de infraestrutura e baixa latência. Nossa Cloud está presente no Brasil com duas zonas de disponibilidade, o que garante aos usuários SAP Business One da G2 um curto tempo de resposta, muito mais baixo em relação a outros provedores", disse Erik Schanz, Partner Sales Manager da Huawei.
Todo o esforço da equipe fez diferença. Hoje, todos os processos da Insole estão integrados, do pedido, passando pela operação até o faturamento. "Absolutamente tudo o que fazemos está dentro do SAP Business One e isso nos dá muita segurança para continuar crescendo", alegra-se Ananias Gomes. Ao que tudo indica, é exatamente isso que deve acontecer. A empresa, que hoje atua nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste planeja expandir sua atuação para o país todo. "Nossa perspectiva é dobrar de tamanho em 2022", anseia o CEO.