Com o objetivo de reduzir seus custos e tempo em manutenção de equipamentos de impressão, além de agilizar os processos dentro da empresa, o Banco ABC Brasil, banco múltiplo, especializado na concessão de crédito para empresas de grande e médio porte, terceirizou seus serviços de impressão e cópias com o serviço de outsourcing de impressão oferecido pela GOMAQ, fornecedora de equipamentos e soluções para impressão. O banco deixou a cargo da empresa o parque de impressão das suas quatro unidades, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Campinas.
A implementação do parque começou em novembro de 2006 e visou o fornecimento de equipamentos e suprimentos. Os principais objetivos da empresa eram conseguir maior velocidade de impressão e cópias, maior controle dos custos e reduzir a perda de tempo com manutenção e reposição. Antes de contratar a GOMAQ, a companhia tinha um parque de impressão com 14 equipamentos fornecidos pelo antigo contrato de locação e mais cinco equipamentos próprios, obsoletos, que precisavam ser reativados quando algum outro dava problema. Segundo o gerente sênior do Banco ABC Brasil, Eduardo Andrade Teixeira, ?com a entrada da GOMAQ, ampliamos a quantidade de equipamentos e finalmente aposentamos todos os velhos. Nosso parque, hoje, conta com 25 impressoras em uso e mais uma para backup, com volume mensal de 500 mil páginas?.
Como o Banco ABC Brasil já havia tido experiência com a locação de equipamentos, antes da contratação do novo serviço, procurou empresas que apresentassem os seus projetos, e escolheu as que mais se destacavam e aderiam às suas necessidades. ?Concorremos com outras companhias da área de outsourcing e fomos escolhidos em função do desenho técnico, custo adequado e dos equipamentos funcionais que distribuímos?, comenta Leonardo Kernkraut, diretor da GOMAQ.
Além dos benefícios conseguidos com a atualização do parque de impressão, o Banco ABC também conseguiu diminuir custos do setor. ?Pelo fato de ampliarmos a capacidade do parque, muitos apostavam que o custo aumentaria, porém obtivemos uma redução de 33% no custo total, baseado no mesmo volume impresso?, avalia Eduardo Andrade Teixeira.
Outra dificuldade sanada com o outsourcing foi o tempo de reparo dos aparelhos. ?Os problemas que tínhamos anteriormente acarretavam em um elevadíssimo tempo para consertar um equipamento e não conseguíamos passar um grande tempo sem que eles apresentassem defeitos. Um dos maiores benefícios foi conseguir focar em questões importantes, relacionadas ao negócio, e não mais com a área de TI?, concluiu Eduardo.