Setor eletroeletrônico já sente os efeitos da crise

0

O setor eletroeletrônico já está sentindo os reflexos da crise mundial, porém o impacto individual sobre as empresas está sendo bastante distinto. De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (Abinee), 46% das empresas revelaram que seus negócios caíram em dezembro de 2008 em relação ao mesmo mês do ano anterior. Além disso, 38% delas, espalhadas por vários segmentos do setor eletroeletrônico, indicaram que seus negócios cresceram, enquanto 16% indicaram estabilidade.
Segundo o presidente da entidade, Humberto Barbato, a pesquisa identificou que ocorreram cancelamentos (29% das empresas) ou reprogramações (42%) dos pedidos em carteira. Para 29% das empresas pesquisadas, os pedidos ficaram conforme contratado. Os estoques de insumos e matérias-primas e de produtos acabados ficaram acima do normal para 48% das empresas, enquanto permaneceram normais para 50%, e abaixo do normal para 2%.
"Quanto às perspectivas para este primeiro trimestre do ano, 54% das pesquisadas preveem queda nos negócios e 25% estabilidade, na comparação com igual período de 2007", informou Barbato.
Dados da sondagem Abinee apontam que, para o ano, 37% das empresas esperam queda nas atividades, 29% estabilidade e 34% crescimento, revelando que é aguardada uma recuperação dos negócios no transcorrer do ano. Corrobora a conclusão de que a crise chegou ao setor, a queda no nível de emprego na indústria eletroeletrônica, de 0,8% no mês de novembro e de 1,04% em dezembro, que resultou na redução do quadro de empregados do setor em cerca de 3 mil funcionários nos dois últimos meses de 2008, baixando o total de empregados diretos no setor para 162 mil no final de dezembro, contrariando as expectativas de antes da crise que falavam de 166 mil trabalhadores. Para os próximos dois meses, é esperada uma nova redução no quadro de funcionários, com perspectivas de que se estabilizem a partir de março.
A pesquisa mostra também que houve queda na importação de produtos eletroeletrônicos, nos meses de novembro e dezembro de 2008, comparados com iguais meses de 2007, de -0,6% e de -6%, respectivamente, contra a um crescimento da ordem de 43% no período de janeiro-setembro de 2008 comparado com iguais meses de 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.