Os resultados financeiros preliminares da chinesa Huawei divulgados nesta segunda-feira, 21, indicam que os esforços para melhorar o desempenho da empresa têm dado certo. A fornecedora espera um crescimento de 8% nas receitas de vendas globais em 2012, totalizando 220,2 bilhões de Iuans, o equivalente a cerca de US$ 35,36 bilhões. Cerca de 70% do faturamento veio de venda para operadoras de telecomunicações, que incluem, segundo a Huawei, 45 das 50 maiores empresas de telecom, e 66% de toda a receita veio de fora da China.
Na segmentação das receitas, a área de Carrier Network faturou 160,3 bilhões de Iuans (US$ 25,74 bilhões), a de Consumer 48,4 bilhões de Iuans (US$ 7,77 bilhões) e a de Enterprise 11,5 bilhões de Iuans (US$ 1,85 bilhão).
O destaque, entretanto, foi o aumento anual de 33% no lucro líquido, que somou 15,4 bilhões de Iuans (US$ 2,47 bilhões). Em comunicado, a CFO da Huawei, Cathy Meng, atribui o resultado à estratégia da companhia com foco no cliente, racionalização da gestão e melhora na eficiência.
Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) também foram destacados pela CFO. Nos últimos dez anos, 120 bilhões de Iuans (US$ 19,27) foram destinados a P&D, 29,9 bilhões de Iuans (US$ 4,8 bilhões) dos quais apenas em 2012 e que corresponderam a 13% da receita do período.
Os resultados auditados referentes a 2012 serão divulgados em abril e a expectative da Huawei é conseguir um crescimento de 10% a 12% em 2013.