Segundo o Ibope Nielsen Online, instituto que mede a audiência na Internet, o Brasil registrou mais de 51milhões de usuários da rede, até setembro deste ano. Esta realidade faz com que os brasileiros demandem mais informações e serviços na web e, em contrapartida, fique mais sensível a este meio.
É neste contexto que o Diários Associados, empresa do segmento da comunicação em Minas Gerais, fechou parceria com a Exceda, empresa de fornecimento de serviços baseados na Internet para otimização da entrega de conteúdo, aplicações Web e media streaming, acelerando a entrega de vídeos aos usuários do seu portal na Internet.
A partir da iniciativa, implantada em menos de uma semana pela Exceda, o cliente percebeu uma melhoria na entrega de seus conteúdos aos usuários. Segundo a empresa, houve um aumento de cerca de 20% da audiência nos vídeos após a implementação da tecnologia e grande parte dos frequentadores dos portais da organização notaram o aumento significativo da qualidade ao assistir os vídeos.
A organização focada em mídia e entretenimento agrega diversos veículos comunicacionais, desde jornais, revistas, portais na Internet até emissoras de televisão e rádio nos estados de Minas Gerais, Distrito Federal, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Rio de Janeiro.
"Percebemos que nossos portais estavam aumentando o número de acessos vertiginosamente, sendo referência de notícias para os internautas. Precisávamos acompanhar a evolução tecnológica e acelerar as aplicações, principalmente para disponibilizar vídeos de qualidade que são postados a todo instante", diz Luiz Mendes Junior, responsável pela gestão da rede do Diários Associados.
Em um curto espaço de tempo, o cliente se deparou com um número de acesso ao seu portal bem acima do esperado e em crescimento constante: tráfego de cerca de 180 megabits, sendo que antes, apresentava um terço deste número. A partir da solução de aceleração oferecida pela Exceda, o cliente pode melhorar a performance de sua rede na web, a partir da disponibilização de cerca de 85% dos seus dados na ampla rede mundial de servidores da Akamai. Somente no Brasil são mais de dois mil servidores, distribuídos pelas principais capitais do País.
"O principal diferencial das soluções oferecidas é que o cliente investe em operações e serviços e não em infraestrutura de hardware. Conseguimos mapear a melhor rota na Internet para as suas informações trafegarem", diz Saulo Miranda, diretor de Mídia, Entretenimento e E-commerce da Exceda. "No caso dos Diários Associados escolhemos a melhor forma de distribuir os vídeos e conteúdos multimídias, para que eles cheguem ao internauta com alta qualidade e sem qualquer falha, garantindo a escalabilidade necessária para atingir a qualquer público", explica.
Pouco antes de acabar o primeiro mês de utilização efetiva das soluções, a Exceda atingiu a marca de 50% de aceleração na entrega de conteúdo do portal do Diários Associados. Além disso, os demais benefícios, percebidos pelo cliente, são a fácil utilização e a sensibilidade da ferramenta, além da gestão de conteúdo, a partir da geração de relatórios programados com facilidade.
"Conseguimos uma economia tanto em relação à utilização de banda, sem sobrecarga, quanto sobre investimentos em nosso backbone, a partir da compra de hardwares", acrescenta o executivo do Diários Associados. Segundo seu cálculo, os investimentos nessas soluções ficaram entre 30% e 40% menores do que se previa inicialmente, caso houvesse aquisição de infraestrutura de hardware.
Com os resultados obtidos em curto prazo, o Diários Associados aumentou o escopo de trabalho com a Exceda. De 50 megabits iniciais, adquiridos em setembro deste ano para serem trafegados na rede da Akamai, passou para níveis superiores a 200 megabits em alguns momentos, a partir de outubro.
"Entregamos uma solução confiável e segura, que proporciona ao cliente, principalmente, ganhos de imagem à sua marca e portal junto ao seu público. Com um site mais rápido, os usuários acessam constantemente o site do cliente e enxergam aquele portal como a sua principal fonte de informação. Esta fidelização é um fator essencial para uma empresa de comunicação", finaliza Miranda.
- Mais velocidade