É significativo no Brasil o número de consumidores online que optam pelo pagamento de suas compras via boleto, por receio de digitar na Internet seus dados bancários e o número de seu cartão de crédito.
A confirmação é de estudo realizado pela empresa de pagamentos online PayPal, em parceria com o Instituto Data Popular.
Renato Meirelles, diretor do Data Popular, atribui esse comportamento a uma combinação de fatores, um dos quais a pouca familiaridade de usuários mais velhos com a internet.
"Eles querem ter algum tipo de comprovante físico em mãos quando compram online", diz o executivo.
Meirelles informa que em meio ao público mais jovem a preferência pelo boleto tem relação com o receio de extrapolar o limite do cartão de crédito. Ele ressalta que muitos desses usuários mais jovens emitem o boleto e o pagam pelo Internet Banking, evitando o deslocamento até uma agência bancária.
A pesquisa aponta que a classe C enxerga o boleto como forma de controlar gastos e reservar o limite de seu cartão de crédito para compras maiores. Dentro desse segmento, é comum entre pessoas de 50 a 60 anos da classe C a ida à agência para realizar o pagamento do boleto.
Mario Mello, diretor geral do PayPal para a América Latina, ressalta que esse comportamento implica passo extra para a concretização da compra e consequente impacto negativo nas vendas. Ele calcula que 40% dos boletos emitidos não são pagos e a compra não é finalizada.
"Por isso, evoluir esta ferramenta de pagamento é essencial para garantir o sucesso do e-commerce nacional e melhorar a experiência do consumidor brasileiro ao comprar pela Internet", conclui.
O estudo descobriu, ainda, que os atributos que consumidor brasileiro mais valoriza em suas compras virtuais são a possibilidade de maior economia de dinheiro e tempo, a obtenção de variedades de produtos e serviços, a comparação de preços e o parcelamento de compras.