Os CIOs (Chief Information Officer) estão se dedicando cada vez mais a buscar soluções e ferramentas inovadoras que auxiliem o crescimento do negócio e a melhoria dos resultados, se descolando, assim, da função tradicional de "manter a TI rodando". Esta foi uma das conclusões da CIO Survey 2018-2019, pesquisa realizada pela Logicalis, empresa global de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação.
A sexta edição do estudo ouviu 841 CIOs em 24 países, e mostra uma mudança significativa no perfil de trabalho desses executivos, que têm papel cada vez mais estratégico nas empresas, destinando as questões técnicas do dia a dia para terceiros.
Segundo o estudo, a busca pela inovação ganha um papel importante nas empresas e, com ela, surge um novo perfil profissional. Assim, a opção por serviços de gerenciamento do ambiente de TI eficientes que tragam agilidade torna-se essencial para que os CIOs dediquem-se a assuntos estratégicos.
Entre os participantes, 94% utilizam atualmente de 10% a 50% do seu tempo para desenvolver atividades inovadoras e estratégicas, e 38% deles destinam pelo menos um terço do seu tempo para isso. Por outro lado, cada vez mais as atividades operacionais da TI ficam a cargo de fornecedores externos – hoje, cerca de 22% dos processos já sendo administrados por terceiros.
Esta mudança de perfil é reforçada pela maneira como esses profissionais vêm sendo avaliados. Cerca de 50% dos respondentes têm como meta fornecer inovação em serviços e mais de um terço, 35%, deve contribuir diretamente para o crescimento da receita das empresas. Com isso, os CIOs deixam de ocupar espaços técnicos para assumirem o centro das ações – com 83% deles liderando (32%) ou possibilitando (51%) inovações.
A adoção de abordagens ágeis no ambiente da TI corporativa também parece estar tornando-se realidade. Os projetos de grande escala, que antes eram dominantes, hoje são maioria em 23% das organizações, enquanto os experimentos diários ganharam mais espaço, respondendo por 34% das ações conduzidas por eles.
Para acessar o estudo completo e conhecer todos os resultados acesse aqui.