A Nommad, empresa brasileira de tecnologia dedicada a otimizar a experiência de negócios por meio de soluções digitais, começa o ano de 2024 apostando em um consistente plano de internacionalização que se inicia na Europa, com o primeiro projeto avaliado em R$ 25 milhões, já em fase de implementação em um importante player do setor financeiro. O objetivo é seguir ampliando mercado, a curto prazo, para outros países, como Estados Unidos.
Segundo o sócio da Nommad, Wagner Hiendlmayer, esta nova fase da companhia é reflexo dos bons resultados alcançados nos últimos anos de operação. "Somente em 2023, a Nommad fechou R$ 50 milhões em vendas para empresas da categoria enterprise, o que garantiu um crescimento de cinco vezes relacionado ao ano passado. Já este ano, a nossa previsão é atingir o marco de mais de R$ 100 milhões em vendas. Para se ter uma ideia, fechamos novos negócios para 2024 que já asseguram um crescimento de 15 vezes", comenta.
O sócio, João Paulo Nieto, adquiriu em 2022, 50% da Nommad, assumindo o desafio de ampliar o portfólio da empresa e desenvolver novas verticais. "Seguimos, em 2023, a estratégia alinhada no fim de 2022 e alcançamos resultados efetivos em nosso portfólio, expandindo nossas unidades de negócios de Data & Analitycs, Automation, além dos Serviços de ITO (Information Technology Outsourcing)", afirma.
Atualmente, a oferta da Nommad contempla soluções de Cloud, Security, Data & Analitycs e Automation. Além disso, a empresa oferece uma ampla gama de serviços especializados também em Cloud (Sustentação, Migração, Modernização e Multicloud), Segurança da Informação (Consultoria, Governança em Segurança, Proteção de Dados e Ethical Hacking), Innovation (RPA, Chatbot, Inteligência Artificial e Machine Learning), Serviços Especializados (Service Desk IT, Service Desk Bussiness, Field Services, Infraestrutura, Especialistas de Projeto e Alocação, ITSM e Gestão de Ativos), bem como de Monitoramento (NOC e SOC).
Além do time altamente especializado, formado por cerca de 50 colaboradores diretos e 40 indiretos, a Nommad conta com parceiros estratégicos para apoiar o processo de Transformação Digital dos clientes, como IBM, AWS e Microsoft. "Nosso foco é no aprimoramento de negócios das empresas, entendendo suas dores para então implantar a solução tecnológica mais adequada. Desta forma, nos destacamos por oferecer uma experiência customizada e flexível às empresas", comenta Nieto.
Com uma carteira de clientes de peso, a Nommad atende grandes organizações como Makita, XP Investimento, Gerdau, Ibope, Grupo Petrópolis, Mapfre, Bayer, Lojas Torra, Sancor Seguros, entre outros. Nieto reforça que o sucesso da companhia está diretamente ligado aos seus colaboradores. "Temos um enorme cuidado com a nossa equipe. Ao chegarem à Nommad, todos os colaboradores passam por um processo de onboarding para que conheçam a nossa cultura, além de disponibilizarmos treinamentos específicos para apoiá-los em todo o processo de integração, sempre trabalhando em um fluxo de melhoria contínua", explica.
Um futuro promissor para Nommad
Hiendlmayer comenta que a direção de negócios da Nommad para 2024 visa consolidar outras unidades de negócios além de cloud, que representa atualmente 40% do faturamento da empresa. O projeto de internacionalização é parte importante da estratégia de consolidação para este ano. "Nosso objetivo é oferecer todas as soluções do nosso portfólio às empresas de fora do Brasil e, ainda este ano, conquistar novos negócios no mercado europeu", destaca.
O executivo afirma ainda que o atendimento dos clientes fora do país conta com uma equipe dedicada, formada por profissionais especializados, com fluência em inglês e disponível para atender no fuso horário da Europa. "A longo prazo, queremos expandir a atuação, também, para os Estados Unidos, entendendo os desafios e as especificidades das empresas deste mercado", esclarece Hiendlmayer.
O plano de expansão da Nommad contempla ainda novas contratações, como um novo COO e um CSO. "O Chief Sales Officer ficará dedicado à nossa área comercial, enquanto o Chief Operating Officer focará em cuidar da qualidade das entregas aos clientes, aumentando a visibilidade das unidades de negócio e levando, consequentemente, transformação digital a eles", finalizam os executivos.