Indra cria protótipo para personalizar tratamentos oncológicos

0

Graças ao desenvolvimento do projeto TradionP, na Espanha, já é possível traçar uma terapia multimodal (cirurgia, radioterapia e quimioterapia) em pacientes com câncer, de forma personalizada, a partir de um novo padrão tecnológico de gestão integral do histórico da doença. Trata-se de um projeto de P&D, desenvolvido pela Indra no consórcio com a Althia e Lorgen, que culminou no desenho de um protótipo de sistema especializado que, através de técnicas de inteligência artificial, facilita a identificação de doenças oncológicas e a seleção de terapias específicas para cada paciente.

O projeto piloto contou com o financiamento do Centro de Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI), da Espanha, e do Fondo Tecnológico de la Unión Europea (FEDER) e foi desenvolvido com a colaboração do Hospital Virgen de las Nieves e do Hospital Clínico San Cecilio, ambos de Granada. Também colaboraram diversos órgãos públicos como o Registro de Cáncer de Granada, o Banco de Tumores de Andalucía e o Centro de Genómica GENYO.

O sistema se alimenta de uma base de dados retrospectivos – e aberta a outros novos registros -, com acesso restrito mediante senhas aos profissionais do sistema de saúde. Nela, se mantém informação de cerca de 1.000 pacientes com câncer de mama, pulmão e colorretal (a metade tratada com terapias biológicas e a outra com quimioterapia) que integra parâmetros clínicos e morfológicos, história familiar, imagens radiológicas, biomarcadores e sequências genéticas. Além disso, incorpora aplicações que permitem apresentar, transmitir e extrair informação (fenótipos individualizados e identificação de tumores), além de algoritmos para o desenho de tratamentos individualizados mediante a integração de dados de distinta natureza. Essa base de dados contém atualmente cerca de 700 mil marcadores para serem analisados, entre os quais estão mais de 15 mil dados clínicos e de imagem, uns 400 mil de metilação (genes "bons" inativos) e mais de 200 mil de genotipado.

A principal novidade do TradionP é sua capacidade para agregar diferentes tipos de informação sobre diferentes pacientes e reconhecer padrões comuns para oferecer um prognóstico mais preciso e eficaz de resposta e evolução do tumor. Na prática, o médico pode estudar um novo paciente de uma forma mais estruturada graças à possibilidade de combinar a informação que ele mesmo apura com as informações globais do que se realizou com pacientes similares e que lhe oferece este sistema especializado. Assim, por exemplo, um paciente com câncer de mama ou colorretal se aproximará de algum dos padrões que foram estudados no projeto, visto que o profissional poderá escolher a melhor terapia ou prever sua evolução. O sistema, portanto, permite concluir se uma terapia é mais ou menos efetiva e como se correlaciona essa efetividade com os dados moleculares do paciente e do tumor.

Menos exposição a tratamentos agressivos

O principal objetivo do sistema é converter-se em uma ferramenta de ajuda ao oncologista para establecer um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais adequado. Além disso, indica de forma positiva na qualidade de vida do paciente, já que poderá reduzir a exposição a tratamentos agressivos que não são efetivos para um determinado tipo de enfermidade e evitar o risco dos efeitos secundários.

TradionP permite, além disso, que o profissional formule perguntas sobre a sobrevivência dos pacientes ou a capacidade de retorno (reaparecimento) de um tumor mediante a introdução de dados clínicos que o sistema especializado trabalhará em função de variáveis selecionadas. Assim, por exemplo, é capaz de criar gráficos com probabilidades estimadas de sobrevivência ou de recaída à medida que se vá superando determinados períodos de tempo. Também inclui tecnologias Data Mining, que facilitam o estabelecimento de padrões mediante a combinação da informação recolhida na base de dados (por exemplo, mortalidade de pacientes que recebem terapia biológica paliativa com um estado avançado no momento do diagnóstico).

Outros benefícios são a racionalização do gasto com a Saúde ao evitar terapias desnecessárias ou a criação do histórico oncológico integrado do paciente para clínicos e profissionais. Além disso, poderá ser oferecido na nuvem com todas as vantagens dos modelos Cloud Computing, de forma que qualquer profissional registrado poderá receber as probabilidades de sobrevivência e retorno de um paciente, a partir de qualquer lugar, através do preenchimento dos dados que o sistema lhe peça e com todas as medidas de segurança que oferece a nuvem da Indra.

Um sistema em contínua evolução

Atualmente, o novo consórcio, liderado pela Indra, trabalha no OncoExpert, uma evolução do TradionP, mas que incorpora cinco novos hospitais do Serviço Andaluz de Saúde, na Espanha (Juan Ramón Jiménez, em Huelva; Virgen del Rocío, em Sevilla; Reina Sofía, em Córdoba, Virgen de la Victoria, em Málaga e Ciudad de Jaén), além de 200 casos de câncer de mama e colorretal. Pretende-se extender o estudo a outras áreas geográficas da Andaluzia com objetivo de incorporar as peculiaridades que estas patologias possam apresentar nas distintas regiões, e validar assim o sistema em seu conjunto.

Por outro lado, estão incluídas técnicas mais avançadas em detecção de alterações moleculares, como a análise do exoma completo (análise de todos os genes que se transcrevem em proteínas), estudo de novos marcadores tumorais e identificação da presença de células-mãe do tumor como indicadores da evolução do câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.