Métrica de desempenho é opção eficaz na gestão de pessoas, afirma executivo do Google

1

A área de recursos humanos das empresas passa, atualmente, por uma fase de transição onde a atuação predominantemente operacional muda para modelos mais estratégicos de gestão de pessoas, aliados ao uso da tecnologia da informação. Diante deste cenário, o diretor e membro da equipe do Google's People Analytics, Brian Welle, que lidera uma equipe de analistas do gigante das buscas, ressaltou a importância e vantagens de se utilizar ferramentas analíticas para uma gestão de pessoas eficaz e como método de incentivo aos funcionários a tomarem melhores decisões em prol dos negócios das empresa. O executivo realizou apresentação no Conarh 2013, maior evento de gestão de pessoas da América Latina, realizado esta semana em São Paulo.

Segundo Welle, quando entrou na companhia, em 2006, a área de RH do Google enfrentava alguns desafios como em relação a eficiência dos recrutadores, bem como dúvidas sobre a qualificação das pessoas que eram contratadas. Diante disso, sua equipe começou a introduzir métricas de desempenho como indicadores para melhoria nos processos de negócio. "Em um primeiro momento fizemos uma enquete aos candidatos que eram entrevistados para possíveis vagas, questionando-os sobre a qualidade do processo de recrutamento e contratação", contou. A partir daí, as métricas começaram a ser utilizadas para mensurar a qualificação dos gerentes da empresa, definindo sua performance e qualificando-os como bons ou maus profissionais.

Através de uma enquete realizada duas vezes ao ano, o índice de bons gerentes, com base na opinião dos colaboradores do Google, cresceu de 83%, em 2010, para 88% no ano passado. "Com o uso adequado de ferramentas para gestão de pessoas, tanto no recrutamento, como no gerenciamento do trabalho feito pelos colaboradores, os funcionários são incentivados e conseguem tomar decisões estratégicas sozinhos, além de fazer com que o nível de rotatividade dos mesmos seja menor", explicou.

Atualmente, o Google possui 40 mil funcionários em 40 países. A equipe de RH do gigante das buscas é composta por especialistas em recursos humanos e pelos chamados "data geeks" ou "gênios da computação" que, como descreveu Welle, adoram números e tecnologia. "É importante garantir que o funcionário saiba seu papel na empresa e dar voz a ele na tomada de decisões estratégicas", concluiu.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.