As novas gerações determinaram uma nova era no setor automotivo. Estudo de 2018 da Deloitte com jovens das gerações Y e Z que já utilizam serviços de compartilhamento de automóveis, mostra que 62% não consideram necessário comprar um veículo no futuro. Essa mudança de comportamento do novo consumidor exige novas soluções por parte da "indústria das indústrias" que passa a ter que se transformar para atrair esse público ainda mais exigente
Não à toa, inovações tecnológicas têm sido os grandes destaques das fabricantes de automóveis nos últimos anos. Vale destacar que a indústria automobilística sempre caminhou junto com a tecnologia. Todos os anos modelos mais eficientes chegam ao mercado buscando surpreender os consumidores, mas é preciso pensar além. Mais do que novos produtos, as novas gerações buscam soluções de mobilidade e serviços que estejam alinhados às suas necessidades.
Mas como resolver esse impasse? O carro conectado pode ser o ponto de partida para esse desafio. Isso porque o veículo conectado além de tornar possível uma série de facilidades no dia a dia do condutor e dos usuários do carro, abre portas para diversas outras inovações, como a Inteligência Artificial, por exemplo. Essa inovação deve servir de norte da indústria automotiva nos próximos anos, sendo uma solução efetiva tanto para o consumidor quanto para as fabricantes de veículos.
O avanço da Inteligência Artificial levará a experiência do usuário a um novo nível. Ela torna possível, por exemplo, reconhecer padrões do veículo com base na dirigibilidade e hábitos do condutor, podendo antecipar problemas e evitar gastos desnecessários. Ao mesmo tempo, leva às fabricantes e concessionárias dados importantes sobre seus consumidores e as formas como eles se relacionam com seus produtos.
De acordo com dados da International Data Corporation (IDC), empresa de inteligência de mercado para os setores de tecnologia da informação e de consumo, os gastos mundiais com sistemas de Inteligência Artificial devem chegar a US$ 35,5 bilhões em 2019, representando aumento de 44% em relação ao ano anterior. Já até 2021, esse valor chegará a US$ 52 bilhões.
A Inteligência Artificial já é realidade em diversos setores da sociedade, sendo muito utilizada nas áreas da saúde e de atendimento ao cliente. É apenas uma questão de tempo para que ela estabeleça também uma nova era de inovações no segmento automotivo.
João Marcelo Barros, diretor da Wings, empresa desenvolvedora do VAI (Vehicle Artificial Intelligence).