A Nutanix anunciou que o provedor brasileiro de serviços de nuvem pública Winov, escolheu a empresa como seu parceiro de infraestrutura de tecnologia. A Winov – que investiu recentemente cerca de R$ 10 milhões em equipamentos Nutanix – conta atualmente com mais de 60 nós de servidores da fabricante, nas zonas de disponibilidade instaladas em São Paulo, para atender um crescimento médio de 60 novos clientes por trimestre. Esses novos clientes vêm de todo o país e buscam o que há de melhor em tecnologia de nuvem pública.
Vendo a computação em nuvem como a solução mais eficiente para atender as necessidades de infraestrutura tecnológica de todos os negócios por sua escalabilidade, segurança e viabilidade econômica, a Winov tem em seu DNA a sinergia com a tecnologia Nutanix. É esta vantagem competitiva que a empresa oferece aos clientes, muitos dos quais não acreditavam ter o orçamento, equipe ou a infraestrutura de TI apropriada para contar com essa tecnologia de ponta, mas que agora poderão ter acesso ao que precisam pagando um valor acessível por mês.
Com a infraestrutura de hardware e software da Nutanix, a Winov conseguiu ainda reduzir os custos e apresenta valores em serviços em média 30% menores do que suas concorrentes de nuvem pública. Isso é essencial para pequenas e médias empresas, uma vez que viabiliza o acesso ao que há de mais avançado no mercado em termos de infraestrutura de TI. Aliados às máquinas virtuais, existem outros produtos e serviços sob demanda na nuvem, como o backup cloud, interfaces de usuário final, soluções de segurança e conectividade, entre outros.
Feito no Brasil
Ser uma empresa totalmente brasileira, ainda traz outras duas vantagens muito importantes à Winov enquanto provedora de serviços: a cobrança em reais, sem surpresas com flutuação de câmbio e o compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Toda infraestrutura física, soluções em nuvem e os serviços prestados pela empresa já foram montados com base nas práticas e regimentos desta lei. Fundada em 2018 em Curitiba (PR), a empresa já rodava seu ambiente com tecnologia Nutanix e agora faz expansão deste ambiente. A Winov está ampliando seus negócios pelo país, atendendo setores variados, desde aplicativos de mobilidade com nove milhões de acessos por dia, até fábricas de gôndolas e refrigeradores, incluindo os robôs da linha de produção.
A hiperconvergência na qual a infraestrutura da empresa é estruturada, permite a rápida adição de software à medida que seus clientes crescem e demandam mais serviços. O backup e a recuperação de desastres (DR) também fazem parte do sistema Nutanix, com servidor contratado duplicado automaticamente na mesma zona de disponibilidade. Seu crescimento também foi exponencial, de 10 clientes por trimestre com a zona de disponibilidade em Curitiba, para seis vezes esta quantidade hoje, somando quatro novas áreas em São Paulo.
"A Nutanix nos entrega o que há de melhor em termos de infraestrutura de tecnologia. Em termos de velocidade, escalabilidade, gerenciamento, resiliência, disponibilidade e, principalmente, segurança para operar desde os mais simples aplicativos até sistemas críticos que rodam 24x7x365. Isso atende aos nossos objetivos de garantir a continuidade dos negócios de nossos clientes para que eles não se preocupem com infraestrutura e possam focar em suas estratégias de mercado", afirma Adriel Silva, CEO da Winov.
Baseado na experiência dos clientes, Silva destaca a facilidade de uso Nutanix habilitada pela Winov, "uma vez que nossos clientes crescem e precisam de mais máquinas virtuais ou de outros produtos, basta contratar e depois de alguns cliques vai estar à disposição". A Winov inclusive lançou em seu site uma calculadora para que as pessoas possam planejar de modo simples e rápido o investimento em TI.
"Nós vemos a Winov como um parceiro estratégico para conseguir atender a todo o tipo de cliente, desde as grandes até as pequenas empresas – que são a maioria no Brasil. Ela é uma parceira, um braço, para conseguirmos dar acesso a um serviço de alta qualidade, com toda excelência da tecnologia Nutanix, mesmo para uma empresa com um ambiente de TI reduzido ou que ainda não tem como fazer um investimento grande em infraestrutura", afirma Leonel Oliveira, gerente-geral da Nutanix Brasil.