Apesar de ter instalado a administração central em Nova York com o objetivo de tranqüilizar os executivos herdados da IBM, a Lenovo continua promovendo mudanças na estrutura da unidade de fabricação de computadores pessoais, adquirida da IBM no início deste ano.
A mais recente modificação é a contratação de Bill Amélio, que comandava os negócios da Dell na região da Ásia e do Pacífico e cujo currículo inclui também uma passagem pela diretoria da IBM, para substituir seu presidente e CEO, Stephen Ward, que comandava a divisão de computadores pessoais da IBM antes da fusão com a Lenovo.
Embora o anúncio tenha sido feito apenas nesta semana, Amelio já vinha exercendo a nova função. O presidente do conselho de administração da Lenovo, Yang Yuanqing, negou que a mudança significa uma ruptura com a cultura administrativa herdada da IBM. ?Escolhemos outro americano para o comando. Não se trata de uma questão chinesa ou americana. Ward e a Lenovo concordam que este é o momento certo para a transição", afirmou Yuanqing por meio de um comunicado à imprensa.
Ward concordou em permanecer na empresa e auxiliar na transição da liderança, atuando como um consultor na Lenovo.
Segundo Yuanqing, ?Amelio combina experiências em nossa indústria, nos mercados maduros e emergentes, e em papéis operacionais sênior. Isso dá a ele um perfil perfeito para liderar a Lenovo de uma importante estabilidade que nós conquistamos na primeira fase de nossa integração".
Mesmo assumindo o comando das operações na América, Amélio, que mantém sua residência em Singapura, não pretende se mudar para Nova York até o fim do ano letivo, quando tomará uma decisão.