Sistema reduz fraudes no segmento de telefonia móvel

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A Serasa Experian está anunciando o sistema  Hunter, solução que verifica dados do cliente, como endereços, números de telefone e e-mails. “A apuração visa levantar inconsistências entre os pedidos ou a existência de múltiplas solicitações por parte de um mesmo CPF ou CNPJ”, diz Marcelo Kekligian, presidente de Decision Analytics da Serasa Experian.
Segundo o executivo, um dos méritos do sistema é a geração de alertas indicativos de atividades potencialmente fraudulentas diante de informações que, com a aplicação de métodos antifraude tradicionais, não seriam detectadas. “O Hunter permite à operadora barrar criminosos antes que eles se tornem clientes”, alerta Kekligian. “É a maneira mais eficaz de impedir que perdas geradas por este tipo de ação afetem a lucratividade e o desempenho das empresas, contribuindo para o crescimento sustentável do setor”, afirma.
Volume
Segundo dados da Anatel, o país fechou outubro deste ano com 259,29 milhões de linhas ativas de celular, crescimento de 11,94% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso se deve, principalmente, ao aumento da renda do brasileiro, à popularização de smartphones na nova classe média, à migração da telefonia fixa para móvel e à concorrência entre operadoras, que disputam o consumidor com promoções de pacotes e subsídio de aparelhos.
Mas a expansão deste mercado não traz apenas boas notícias para as empresas de telecom. Além de terem que driblar a diminuição de receita promovida pela massificação do uso de aplicativos gratuitos – mensagens instantâneas e de voz –, as operadoras ainda precisam encarar os prejuízos provocados por fraudes e inadimplência. De acordo com indicador da Serasa Experian, o setor de telefonia teve 33% do montante de tentativas de fraudes ocorridas no Brasil entre janeiro e setembro de 2012. No total, foram 518.145 casos nos primeiros nove meses do ano. Em 2011, esse índice foi de 25%. A proximidade da Serasa Experian com o segmento de telecomunicações e o know-how no combate a fraudes de identidade possibilitou a criação de um sistema de prevenção totalmente voltado aos riscos inerentes ao setor de telefonia. Trata-se da solução Hunter, que utiliza regras e ferramentas de detecção investigativas e intuitivas, potenciais ações criminosas nas solicitações de linhas.
Fraudes

Vários tipos de fraude podem ser combatidos com a utilização do Hunter. A fraude de identidade é a mais comum. Praticada por grupos organizados, caracteriza-se pelo uso de documentos falsificados, que passam como legítimos em averiguações menos técnicas. Outro exemplo são as informações equivocadas, fornecidas deliberadamente pelos criminosos para manipular a aquisição da linha. O uso de endereços falsos ou parciais está entre as manobras comuns.

Ação preventiva

Uma das chaves dos bons resultados do Hunter é o registro eficiente dos pedidos suspeitos. Ele cria uma base de dados para identificar as ocorrências em diferentes áreas de negócios, separando padrões e tendências fraudulentas em carteiras de outros produtos e serviços, graças ao cruzamento e compartilhamento de dados fraudulentos entre os usuários da própria solução. “Este intercâmbio estabelece vantagens significativas de detecção de maiores volumes de fraude”, analisa Kekligian. Para o executivo, as empresas são alvo dos mesmos grupos criminosos e, portanto, essa interação mostra-se fundamental. A automação do sistema garante operações mais ágeis, com redução do processamento manual. Dessa forma, os clientes conseguem prazos reduzidos na avaliação de suas propostas.

O Hunter tem sofisticados algoritmos para combinação de dados, imputando inteligência ao processo. “O sistema sustenta um ciclo contínuo de prevenção, detecção e investigação de fraudes e a consequente melhoria das operações.” Outro fator que eleva o grau de confiabilidade da ferramenta é a fácil integração com o portfólio de soluções antifraude e de crédito da Serasa Experian. O Hunter também apresenta versões para bancos, empresas de cartões de crédito e automotivas, financeiras, seguradoras e varejo.
Decision Analytics

A prevenção a fraudes é um dos focos da área de Decision Analytics da Serasa Experian. “Protegemos nossos clientes ao detectar e prevenir fraudes em cada estágio do ciclo de negócios”, ressalta Kekligian. A proteção fica por conta do trabalho de consultores especialistas no tema, com significativa experiência na área. Alguns profissionais da equipe já desempenharam funções similares em grandes instituições do mundo. “Eles entendem os desafios específicos e fornecem orientação prática tanto para uma solução imediata como para uma avaliação mais completa do programa de prevenção.” Segundo o executivo, a prática ajuda as empresas no equilíbrio da ocorrência de fraudes, maximizando a receita e a produtividade e conquistando a satisfação e a confiança do cliente.

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