Sociedade em rede é instrumento de inovação para empresas, diz especialista

0

"É muito bom ser geek [fanático por tecnologia] em uma sociedade em rede." Foi com esta declaração que o diretor-geral do Centro de Barcelona da Telefônica I+D, linha de negócios do grupo espanhol dedicada à inovação e desenvolvimento, Carlos Domingo Soriano, encerrou sua palestra do Momento Telefônica, nesta quinta-feira, dia 22, na Campus Party, versão brasileira do maior encontro de internet e cultura digital do planeta, que acontece em São Paulo até este domingo, 25.
Soriano falou a uma platéia repleta de geeks (ele próprio havia se apresentado como um no início do painel) sobre como a inovação pode se adaptar aos novos fenômenos da hiperconectividade e das redes sociais. "As ferramentas da sociedade em rede são poderosas e contribuem decisivamente para promover a inovação. É por isso que dentro de uma empresa grande como a Telefônica há muita gente como vocês", disse.
Para demonstrar como o processo se dá, Soriano deu exemplos – desde o uso de microblogs (o mais popular é o Twitter) no ambiente corporativo para dividir e obter informações rapidamente até o investimento em companhias inovadoras que desenvolvem soluções digitais onde todos ganham. E dividiu com os presentes cinco passos para o sucesso dessa iniciativa: 1) compartilhar tudo; 2) manter contato com a rede; 3) trabalhar com terceiros (a inovação acontece em todo lugar); 4) manter uma rede de inovação (com companhias parceiras); e 5) a organização ter uma cultura de inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.