Reta Sistemas lança versão de sistema eDucanet para aplicação na nuvem

0

Lançado há 20 anos pela Reta Sistemas, o sistema de gestão de escolas da rede pública de ensino eDucanet ganhou uma nova versão e agora está disponível no mercado para aplicação na nuvem.
A proposta é aumentar a eficiência na gestão do ensino público municipal e estadual, eliminando a necessidade de investimentos adicionais do Poder Público em infraestrutura de tecnologia da informação (TI).
Com a adoção do eDucanet no modelo de computação em nuvem não há a necessidade de aquisição de servidores e nem de pessoal de suporte à rede corporativa, para garantir a alta disponibilidade do sistema, que é acessado via internet.
O sistema é composto por módulos que podem ser implantados de acordo com o projeto de informatização de cada secretaria de Educação. Entre as principais funcionalidades dos módulos estão: 
– Gestão das unidades escolares (unidades de ensino, salas, laboratórios, refeitório e outros), reformas,  cadastro; controle de orçamento e solicitações de verbas;
– Gestão de profissionais administrativos e educacionais; movimentação e remanejamento de pessoal; gestão de titulares e substitutos; ocorrências, controle de horas/aula; licenças e afastamentos; pagamento; envio dos dados para o sistema de RH;
– Escrituração Escolar – gestão de plano curricular, período letivo, calendário escolar, gestão de alunos e turmas; movimentação de alunos (remanejamentos e transferências), ocorrências de alunos, lançamentos e frequência, notas, conceitos e avaliações de desempenho; gestão de documentos escolares, boletins, histórico escolar e declarações escolares (escolaridade, conclusão, retenção e continuidade); diários escolares (frequência, avaliação, unificado, conferência e outros.
O eDucanet contém, também, os módulos de gestão de transporte escolar, frota e suas rotas, merenda escolar, programas sociais e biblioteca. Os seus recursos incluem a geração de relatórios completos, que adicionam ao sistema a funcionalidade de BI (Business Inteligence), fornecendo aos gestores da Educação as informações necessárias para análise do desempenho das unidades escolares e para tomada de decisão baseada em informações precisas.
A nova versão do eDucanet incorpora a tecnologia RIA (Rich Internet Application) integrada. Trata-se de uma aplicação de internet que roda na computação em nuvem, porém mantendo as mesmas funcionalidades das aplicações instaladas localmente em computadores de mesa.
O processamento da interface é local, mas o núcleo do sistema e os dados estão no servidor da aplicação, ou seja, no caso na nova versão do sistema eDucanet, estão na nuvem.
A primeira aplicação do sistema eDucanet foi em 1993, na Secretaria de Educação de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, abrangendo o uso dos módulos Escrita Escolar, Controle de Profissionais, Controle de Transporte Escolar, Controle de Merenda Escola e Controle de Caixa Escolar.
Desde então o sistema vem passando por constantes evoluções tecnológicas, revela Tarcisio Alves Vianna, diretor de tecnologia da Reta Sistemas. “Em 2012 adotamos a ferramenta Magic xpa (que na época se chamava eDeveloper) para desenvolver uma nova versão, mais atual, e de lá para cá a evolução foi constante, chegando agora à versão na computação em nuvem”, explica.
Segundo Vianna, a adoção do sistema no modelo de computação em nuvem garante um retorno de investimento alinhado às políticas de responsabilidade fiscal de Estados e municípios, uma vez que o eDucanet aumenta o controle sobre a gestão da educação e reduz os custos operacionais nesta área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.