Lançado há 20 anos pela Reta Sistemas, o sistema de gestão de escolas da rede pública de ensino eDucanet ganhou uma nova versão e agora está disponível no mercado para aplicação na nuvem.
A proposta é aumentar a eficiência na gestão do ensino público municipal e estadual, eliminando a necessidade de investimentos adicionais do Poder Público em infraestrutura de tecnologia da informação (TI).
Com a adoção do eDucanet no modelo de computação em nuvem não há a necessidade de aquisição de servidores e nem de pessoal de suporte à rede corporativa, para garantir a alta disponibilidade do sistema, que é acessado via internet.
O sistema é composto por módulos que podem ser implantados de acordo com o projeto de informatização de cada secretaria de Educação. Entre as principais funcionalidades dos módulos estão:
– Gestão das unidades escolares (unidades de ensino, salas, laboratórios, refeitório e outros), reformas, cadastro; controle de orçamento e solicitações de verbas;
– Gestão de profissionais administrativos e educacionais; movimentação e remanejamento de pessoal; gestão de titulares e substitutos; ocorrências, controle de horas/aula; licenças e afastamentos; pagamento; envio dos dados para o sistema de RH;
– Escrituração Escolar – gestão de plano curricular, período letivo, calendário escolar, gestão de alunos e turmas; movimentação de alunos (remanejamentos e transferências), ocorrências de alunos, lançamentos e frequência, notas, conceitos e avaliações de desempenho; gestão de documentos escolares, boletins, histórico escolar e declarações escolares (escolaridade, conclusão, retenção e continuidade); diários escolares (frequência, avaliação, unificado, conferência e outros.
O eDucanet contém, também, os módulos de gestão de transporte escolar, frota e suas rotas, merenda escolar, programas sociais e biblioteca. Os seus recursos incluem a geração de relatórios completos, que adicionam ao sistema a funcionalidade de BI (Business Inteligence), fornecendo aos gestores da Educação as informações necessárias para análise do desempenho das unidades escolares e para tomada de decisão baseada em informações precisas.
A nova versão do eDucanet incorpora a tecnologia RIA (Rich Internet Application) integrada. Trata-se de uma aplicação de internet que roda na computação em nuvem, porém mantendo as mesmas funcionalidades das aplicações instaladas localmente em computadores de mesa.
O processamento da interface é local, mas o núcleo do sistema e os dados estão no servidor da aplicação, ou seja, no caso na nova versão do sistema eDucanet, estão na nuvem.
A primeira aplicação do sistema eDucanet foi em 1993, na Secretaria de Educação de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, abrangendo o uso dos módulos Escrita Escolar, Controle de Profissionais, Controle de Transporte Escolar, Controle de Merenda Escola e Controle de Caixa Escolar.
Desde então o sistema vem passando por constantes evoluções tecnológicas, revela Tarcisio Alves Vianna, diretor de tecnologia da Reta Sistemas. “Em 2012 adotamos a ferramenta Magic xpa (que na época se chamava eDeveloper) para desenvolver uma nova versão, mais atual, e de lá para cá a evolução foi constante, chegando agora à versão na computação em nuvem”, explica.
Segundo Vianna, a adoção do sistema no modelo de computação em nuvem garante um retorno de investimento alinhado às políticas de responsabilidade fiscal de Estados e municípios, uma vez que o eDucanet aumenta o controle sobre a gestão da educação e reduz os custos operacionais nesta área.
- Gestão Escolar