A Orange, por meio de seus serviços subsidiários de saúde Almerys e Morpho (Safran), criaram em conjunto o primeiro sistema de gestão de identidade móvel para o setor da saúde, estendendo a solução aos cartões de saúde já existentes. A solução representa um avanço significativo para a mobilidade de dados na área médica, permitindo o acesso seguro aos dados do paciente a qualquer hora, lugar e dispositivo.
Um teste de campo bem sucedido está em curso no Centro Hospitalar da Universidade Clermont Ferrand (CHU) na França. A solução será demonstrada entre os dias de 25 a 28 fevereiro no Mobile World Congress, em Barcelona, no GSMA Cidade Conectada.
Esta solução de mobilidade de dados na área médica, desenvolvida pela Orange e Morpho, permite que os médicos acessem com segurança arquivos de pacientes por meio de um tablet ou dispositivo móvel. O sistema “easy-to-use” utiliza uma robusta autenticação SIM para estabelecer uma ligação entre o cartão SIM do dispositivo e o número de identidade único do médico por meio da plataforma de gestão de identidade. Uma vez que o cartão SIM está registrado, um aplicativo tipo applet é carregado diretamente no aparelho móvel ou tablet que contém o cartão SIM. O médico pode, então, acessar arquivos de pacientes em um site seguro, digitando o seu número de telefone. Uma mensagem pop-up solicitando o número de identificação único do médico então aparece para completar o processo de autenticação.
Ao comentar o teste de campo, Casimir Boyer, diretor de Sistemas de Informação para Centro Hospitalar da Universidade Clermont Ferrand (CHU) afirma que "escolhemos a solução de autenticação de identidade desenvolvida pela Almerys, entidade de serviços médicos da Orange, e a Morpho, porque pensamos que esta solução combine simplicidade, segurança e mobilidade. Temos uma forte necessidade de acesso móvel aos nossos pedidos para a atividade no dia-a-dia da nossa equipe de saúde, além dos nossos parceiros para quem o CHU manipula os resultados da análise biológica ou outros exames médicos e que necessitam obter os resultados o mais rápido possível”.
A Morpho, por sua vez, fornece a plataforma com a solução de gerenciamento de identidade, baseada em Serviços Confiáveis de Identidade da Morpho, um serviço abrangente para o gerenciamento on-line seguro de identidades digitais.
Maximilien Nguyen, vice-presidente de Convergência & Soluções da Morpho, comenta: "Estamos convencidos de que o setor médico é uma área muito promissora, em que nossa tecnologia em serviços móveis de identidade vai agregar valor a todos os de saúde eletrônicos. Nossa solução conjunta com a Orange vai facilitar o caminho”.
A Orange fornece uma plataforma robusta baseada na tecnologia SIM com função de autenticação e está à frente da integração de toda a solução. A empresa também está operando o serviço por meio de monitoramento através de uma plataforma de rede altamente segura.
"Estamos muito satisfeitos por estar na vanguarda da evolução tecnológica do setor médico, e estamos confiantes de que esta solução irá abrir oportunidades significativas na área de mobilidade e segurança de dados para profissionais de saúde e seus pacientes", disse Thierry Zylberberg , diretor de Saúde Orange.