O Windows Vista tem apresentado um aumento expressivo de adoção e está muito próximo atingir o número de usuários previsto quando do seu lançamento, de acordo com estudo da IDC, divulgado nesta terça-feira, 22/4.
Em outubro de 2006, a consultoria havia estimado que o Windows Vista responderia por 34% das vendas do setor de consumo do Windows Business Group. No entanto, os resultados para 2007 mostram que o sistema chegou ao patamar de 36%. No setor corporativo, o Vista representou 18% das vendas totais em 2007. Além disso, os resultados financeiros para os produtos Windows registraram um aumento em 2007, com 100 milhões de licenças vendidas e um crescimento de 42%.
"Olhando para o futuro, esperamos que 2008 represente o início de uma curva de adoção mais acentuada para o Windows Vista, principalmente no mercado corporativo, após o lançamento do Windows Server 2008", diz o estudo da IDC.
O levantamento do instituto considera, portanto, errôneas as previsões de alguns setores que afirmavam que o Vista não superaria o antecessor Windows XP e que o produto serias retirado do mercado em um futuro próximo.
Outra conclusão do estudo é que o Windows Vista possui características que se mostraram convincentes para o setor de consumo e setor corporativo e que poderiam ser usadas para promover sua adoção em longo prazo, algo que hoje está sendo observado em relação ao Windows Vista Home Premium, versão que superou as expectativas da IDC em termos de aceitação no âmbito dos consumidores.
Da mesma forma, a Gartner confirmou recentemente que o Windows Vista Service Pack 1 representará um marco para o setor corporativo à medida que a quantidade de testes e programas piloto para o sistema operacional for intensificada, devido à maturidade demonstrada pelo mercado.
No setor corporativo latino-americano, a Microsoft espera que em meados deste ano, o Vista alcance a marca de instalação em pelo menos 5% da base instalada de computadores empresariais na região, o que corresponde a mais de 500 mil PCs.
"Se compararmos a curva de adoção do Windows Vista com a do XP no passado, podemos observar que a quantidade de cópias vendidas aumentou 27%", comenta Ricardo Wagner, gerente do produto Windows da Microsoft Brasil.