Os processos de atendimento ao cliente em uma empresa passam por constante revolução. Segundo o Gartner, estas mudanças já estão começando a ser sentidas em pelo menos 30% empresas brasileiras, que reportaram, em pesquisa, terem aumentado a atenção para tecnologias digitais, número 12% maior ante ao registrado em 2017.
Ainda de acordo com a consultoria, isso apenas mostra que o cenário no atendimento está sendo modificado, uma vez que os empresários estão cada vez mais preocupados em olhar para este detalhe que pode ser crucial para o sucesso. Dos brasileiros que responderam à pesquisa, 46% afirmaram que o modelo de negócios de suas empresas já foi modificado ou se encontra em processo de mudança.
Estes e outros dados foram destaque no IV Seminário de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), que tratou das transformações significativas que a inovação na tecnologia vem possibilitando ao ambiente corporativo. Bruno Stuchi, CEO da Aktie Now, empresa especializada em transformação do atendimento ao cliente, foi um dos palestrantes do evento.
Olhar para o futuro
Durante sua palestra, o executivo ainda elencou alguns tópicos que traduzem o que as empresas estão buscando para seus atendimentos, como: uma melhor satisfação do cliente, redução de custos, mais eficiência, automatizar processos e aumento da capacidade.
A transformação digital no atendimento ao cliente passa pelo uso de ferramentas que permitem enxergar índices de eficiência e, consequentemente, de satisfação.
O evento na FIEPE reuniu cerca de 300 participantes, entre eles empreendedores, empresários, gestores, coordenadores, supervisores, analistas, consultores e assistentes de diversas áreas. Todos profissionais que, por meio da tecnologia, buscam aprimorar seu modelo de gestão nos negócios.
Além de Stuchi, estiveram presentes para palestrar os empreendedores Murilo Gun, Luis Rasquilha e o professor João Paulo Gomes. A mediação foi feita pelo economista Francisco Saboya. Número de empresas preocupadas com transformação digital cresce 12% em 1 ano, diz Gartner