O modelo de outsourcing de tecnologia foi a opção escolhida por duas empresas que acabam de iniciar suas operações no Brasil. A italiana Cobra Automotive Technologies, que fornece soluções de segurança para veículos, e a TSYS, uma das maiores companhias do setor de meios de pagamentos eletrônicos do mundo, adotaram soluções da IBM Brasil para desenvolvimento e gerenciamento de suas infraestruturas de TI.
Na TSYS a terceirização envolve desenvolvimento, implementação e gerenciamento de infraestrutura de tecnologia. O acordo tem como objetivo criar um modelo de infraestrutura de TI dinâmico e flexível para viabilizar o processamento de cartões de crédito para os clientes da companhia. O ambiente de TI da empresa, que se instalou no Brasil após conquistar seu primeiro cliente – uma das maiores redes de supermercados no Brasil – será operado a partir do Centro de Tecnologia da IBM. O contrato ainda prevê um site de contingência, localizado em São Paulo.
No caso da Cobra Automotive Technologies, a parceria envolve o desenvolvimento de um ambiente de tecnologia que permita à empresa oferecer seus serviços no campo de soluções de segurança para a indústria automobilística no País.
Com o projeto, concebido no modelo de software como serviço (SaaS), a IBM será responsável por prover e gerenciar servidores, sistemas operacionais, ambiente de segurança, storage e back up. Os serviços também serão prestados a partir do Centro de Tecnologia da IBM. O acordo tem como objetivo prover uma infraestrutura dinâmica de tecnologia, que acompanhará o crescimento dos negócios da Cobra sem necessidade de investimentos iniciais e com risco mínimo.
"Projetos como estes, em que ajudamos empresas que estão chegando ao Brasil a operar de uma forma mais eficiente e dinâmica, sem necessidade de investimentos em infraestrutura de TI, exemplificam a atual visão da IBM de como a tecnologia pode ajudar o mundo a funcionar de forma mais inteligente. As empresas ficam focadas exclusivamente em seus objetivos de negócio e deixam com a IBM a responsabilidade de desenvolver e gerenciar seus ambientes de tecnologia", diz Paulo Portela, vice-presidente de Serviços da IBM Brasil.
- Internalizando