O Mercado Livre – empresa líder em tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros da América Latina – realiza mais uma edição da EcoFriday , entre os dias 23 e 25 de julho. A ação, que democratiza o acesso a produtos com impacto positivo, vai disponibilizar itens com até 30% de desconto. Pioneira no varejo online global, a EcoFriday é uma campanha realizada de forma simultânea em seis países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.
Este é o quinto ano consecutivo em que a EcoFriday acontece no Brasil, ampliando o acesso dos consumidores a produtos com impacto positivo, cujo consumo promove a redução de impactos no meio ambiente e/ou a geração de benefícios socioambientais. Desde 2019, o Mercado Livre conta com uma seção dedicada exclusivamente a produtos sustentáveis, distribuídos em 30 categorias, como: Hortas e Composteiras, Reutilizáveis e Lixo Zero, Produtos Orgânicos, Beleza e Cuidado Pessoal, Moda, Produtos Reciclados , Casa e Decoração e Alimentação Saudável.
Atualmente, de acordo com levantamento interno, mais de 3.400 usuários visitam diariamente esta seção, que conta com curadoria especializada para garantir sortimento completo e visibilidade para empresas e empreendedores de impacto socioambiental. Dentre os itens mais procurados na plataforma estão bicicleta, garrafa e cápsula de café reutilizáveis, filtro de água, placa solar, hortas e composteiras e produtos de higiene.
"A EcoFriday busca atrair novos consumidores para a seção de Produtos Sustentáveis, possibilitando que encontrem de maneira facilitada e organizada produtos com impacto positivo, incentivando a oferta e gerando renda para os empreendedores", explica Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre. "A campanha fortalece a nossa estratégia de Sustentabilidade, que vê o varejo como um elo importante na educação e no estímulo a boas práticas de consumo mais conscientes e sustentáveis", completa.
Atualmente, a seção de produtos sustentáveis do Mercado Livre conta com mais de 10 mil empresas e empreendedores – cerca de 2.000 somente no Brasil -, responsáveis pela oferta de mais de 33 mil produtos em toda América Latina. São itens reutilizáveis, compostáveis, feitos com materiais reciclados ou certificações específicas, como orgânicos, contribuindo com a redução dos resíduos, das emissões, do consumo de energia, dentre outros fatores, que colaboram com a redução da quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, de emissões de gases de efeito estufa, do consumo de energia e/ou a geração de renda para projetos e ONGs.
O sortimento de produtos vem crescendo ano a ano, o que demonstra uma mudança no comportamento do consumidor brasileiro. "Todos anos, desenvolvemos um estudo sobre os hábitos de consumo de produtos sustentáveis, que nos ajuda a compor o nosso sortimento e a programar as ações promocionais, privilegiando aqueles itens que são mais procurados e que geram maior impacto positivo. Isso contribui ainda para potencializar a qualidade da experiência do usuário e as vendas de empreendedores do segmento de produtos de impacto positivo", destaca Laura.