A Oracle pretende investir US$ 15 milhões no ano fiscal 2007, iniciado em 1º de junho, para fortalecer sua estratégia de parcerias e canais. Batizado de ?Crescimento por meio da especialização?, o programa tem como foco a atualização contínua e o treinamento dos parceiros em segmentos da indústria. O anúncio foi feito no Executive Partner Forum realizado recentemente, em Santiago do Chile, do qual participaram mais de 300 empresas de toda a região.
No ano fiscal de 2006, a Oracle registrou crescimento de 17% no que chama de ?ecossitema? da América Latina totalizando 1.550 parceiros na região, por meio do quais espera realizar 60% das vendas no mercado latino-americano. ?Atingimos esses resultados graças ao esforço compartilhado, à disciplina, a uma dedicação constante e à permanente inovação. Por isso, a especialização será crucial nesse novo período?, destaca Sandra Vaz, vice-presidente de alianças e canais da Oracle para a América Latina.
O primeiro passo da estratégia será a certificação de seus parceiros estratégicos nas soluções Oracle. O processo de especialização será dividido em quatro etapas. O ponto de partida será o treinamento geral sobre o Oracle PartnerNetwork (OPN), rede global por meio da qual a companhia comercializa suas soluções e tem oferecido constante atualização. Com esse treinamento, os parceiros terão um panorama da Oracle e sua linha de produtos, além de treinamentos sobre temas específicos como ?Gestão de clientes em potencial?, ?Como fazer Apresentações na Web?, entre outros.
Após a primeira etapa haverá a especialização em produtos, tais como bancos de dados e Application Server, que requerem um treinamento específico das equipes de pré-venda, de venda e implementadores. A terceira etapa abordará a especialização por solução que contempla o treinamento e a certificação das equipes de pré-venda, venda e dos implementadores de soluções, como segurança, inteligência de negócios, SOA (arquitetura orientada a serviços, na tradução da sigla para o português), continuidade dos negócios, conteúdo e colaboração.
Na etapa seguinte, os parceiros de negócios receberão treinamento em especialização por indústria, como bancos e seguros, governo, educação e serviços de saúde, varejo, telecomunicações e indústria. Além disso, serão organizados treinamentos de Oracle Fusion Middleware.
Os treinamentos são realizados on-line com as equipes de pré-venda e venda, sem nenhum custo para os parceiros. A capacitação será presencial (hands on) para os implementadores, e a Oracle financiará parte do custo do treinamento. A empresa fará ainda pesquisas de mercado para avaliar o grau de satisfação de seus clientes em relação aos serviços oferecidos pelo seu ecossistema, reconhecendo os melhores.
O parceiro também ganha com o sistema de incentivos Oracle Partner Network Club, que premia os membros da rede, seus vendedores e técnicos que se destacam na venda de soluções Oracle. ?Nossa meta é que, durante o ano fiscal de 2007, os parceiros estratégicos tenham pelo menos uma especialização. Para isso, já programamos uma série de treinamentos sobre SOA, segurança, Business Intelligence, JD Edwards Rapid Start e indústrias que começarão a ser ministrados imediatamente?, conclui Sandra.