TV Digital: Minicom diz que cumpriu diretrizes para escolher padrão japonês

0

O Ministério das Comunicações divulgou nota à imprensa afirmando que as diretrizes para a implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), ao contrário do que alega a ação civil pública do Ministério Público Federal de Minas Gerais, foram "rigorosamente" cumpridas. ?A norma em questão é resultado do cumprimento rigoroso do Decreto nº 4.901/2003, da legislação de radiodifusão e da Constituição?, diz a nota.

O MP entrou com uma ação na Justiça Federal de Minas Gerais contra o decreto para a implantação do sistema, assinado pelo presidente Lula em junho. Na ação, o Ministério Público pede a nulidade do ato, sustentando que ?está repleto de ilegalidades?. Uma dessas ilegalidades, conforme aponta a instituição, é que não foram observados os procedimentos previstos em um outro decreto presidencial, o 4.910/2003, que estabeleceu regras para a escolha do modelo de transmissão da TV digital brasileira.

O Ministério das Comunicações explica que além de aspectos técnicos, fatores sócio-econômicos também orientaram o governo federal na definição do SBTVD, que utilizará a tecnologia japonesa. ?Essas decisões sempre foram tomadas considerando o melhor atendimento à população. As diretrizes para implantação do SBTVD e transição do sistema de transmissão analógico para o digital são resultado da ampla participação de representantes dos mais diversos setores da sociedade, que puderam manifestar-se em seguidas oportunidades?, diz a nota.

O ministério também afirma que está à disposição para responder quaisquer questionamentos e que adotará as medidas necessárias quando oficialmente comunicado.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.