Implantação de sistema de backup e atualização das redes de tecnologia. Estes eram os objetivos do Nannai Beach Resort, do Grupo Meira Lins, quando firmou contrato com a Softcorp, fornecedora de soluções integradas de tecnologia para o mercado corporativo, governo e educação.
Situado na praia de Muro Alto, litoral sul de Pernambuco, o Nannai Beach Resort, inaugurado há oito anos, buscava aperfeiçoamento dos processos e da gestão nas operações de TI para o crescimento e novas demandas do próprio negócio.
Dentre as principais questões apontadas pelos gestores para aprimoramento da rede da companhia estava a atualização do parque de servidores e a necessidade de uma política de segurança e recuperação de documentos, que ainda não existia no empreendimento. Moacyr Junior, gerente de TI do Grupo Meira Lins, ao qual pertence o resort, também ansiava encontrar uma empresa única que conseguisse acompanhar e entregar todo o projeto. Com tais objetivos em mente, o Nannai Beach Resort iniciou seu projeto com a Softcorp.
Solução
Para traçar um plano que englobasse todas as melhorias, a Softcorp contou com uma equipe de três profissionais dedicados, que trabalharam durante cinco meses no desenvolvimento e implantação do projeto. Depois do diagnóstico, a Softcorp sugeriu a solução de Backup ARCServe da CA, que garantiria a recuperação de documentos em qualquer máquina, e o licenciamento Open Value Subscription da Microsoft, com serviço de manutenção disponíveis e com os programas Microsoft Office Enterprise, Enterprise CAL e Microsoft Desktop Optimization Pack tanto para servidores quanto para as estações de trabalho.
O projeto, que se iniciou em 2009, teve estabilização total do ambiente no ano passado. Toda a gestão do planejamento e a implementação foi feita por profissionais da Softcorp com a coordenação do responsável pela infraestrutura do Nannai, Clayton Pimentel, e equipe. Além dos benefícios técnicos, a empresa deixou de se preocupar com a contratação de diversos prestadores de serviço. "Comprávamos as soluções e suporte de diversos fornecedores. A Softcorp trouxe a integração, não precisamos mais nos preocupar em buscar novas ofertas. A empresa nos oferece todos os profissionais que precisamos, além da junção de todas as tecnologias", relata Moacyr Junior.
Benefícios
"Sem dúvida, conseguimos como retorno a maior produtividade de usuários e uma gestão muito mais ágil. A solução dos problemas se tornou mais fácil pela padronização de todos os softwares e políticas de segurança. As máquinas agora só param para manutenção, que é rápida e exige pouca mão de obra", explica Moacyr Junior.
Além da disponibilidade do ambiente de TI, o resort conquistou redução de custos em 30% com serviços avulsos da área de TI. Agora o setor possui uma programação de pagamento constante e sem sustos, por meio do contrato de suporte.
Com o lançamento do SPA previsto para 2011, o Nannai pretende continuar com a parceria e ainda fazer novos projetos na área de cloud computing. "Estamos preparados para um possível crescimento, pois a infraestrutura está dimensionada para tal", finaliza Moacyr.
- Hotelaria