Manhattan ganha seu primeiro caixa eletrônico de bitcoins

1
3

Manhattan, em Nova York, acaba de receber o primeiro caixa eletrônico de bitcoins (moedas virtuais). Uma espécie de ATM — ou BTM, bitcoin teller machine —, a máquina foi instalada no Flat 128, uma loja de luxo que vende jóias e utilidades domésticas, localizada no histórico bairro do West Village. Ela permite sacar ou inserir dinheiro para a troca e transferência para carteiras de bitcoins, ou vice-versa.

Por enquanto, ela só permite inserir dinheiro. Mas isso deve mudar nos próximos meses, já que a Lamassu, fabricante da máquina, planeja lançar um software que vai permitir a troca da moeda virtual por dinheiro, disse o fundador Zach Harvey, ao New York Post.

Os usuários da BTM, no entanto, ainda terão que esperar para saber o quanto será cobrado por cada transação. A PYC, a operadora que adquiriu e gerencia a máquina, disse que a taxa por transação irá flutuar, embora sugira que a taxa será menos de 10% do valor da operação. A BTM que começou a funcionar no início deste mês no bairro do Brooklyn cobra uma taxa fixa de 2,95%. Essa BTM, instalada em uma cabine telefônica antiga, é operada pela CoinCafe, empresa que administra a compra e venda de bitcoins.

A vantagem de usar uma BTM, em vez de uma conta bancária tradicional, é a velocidade, de acordo com Harvey, da Lamassu. "As pessoas que trocam dinheiro por bitcoin através de um banco podem ter que esperar dias para a operação ser concretizada, mas com a BTM isso é quase instantâneo", afirma.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário