Responsável por acelerar o processo de digitalização nas empresas, a pandemia do coronavírus também mudou de uma vez por todas as relações sociais nas empresas, que passaram a adotar o home office e o modelo híbrido de trabalho.
Esse movimento fez com que os gestores repensassem os canais de comunicação internos, com a implantação de ferramentas e tecnologias que proporcionem mais engajamento entre as equipes.
Um bom exemplo dessa transformação é o Banco Bmg, que implementou recentemente o Workplace, ferramenta do Grupo Meta, para integrar as áreas de endomarketing, comunicação interna e todos os conteúdos e serviços direcionados aos colaboradores. A adoção da solução deu certo e, já na primeira semana de ativação, a taxa de adesão foi superior a 80%.
"Em muitas pesquisas que realizamos, sempre surgia o problema de termos muito volume de comunicação e pouco impacto. Além disso, a comunicação era muito pulverizada e o colaborador dificilmente sabia onde encontrar o que precisava. Dessa maneira, decidimos unir as áreas de Comunicação Interna e Experiência do Colaborador para olhar o mercado e entender qual ferramenta faria sentido", explica Daniel Pavelec, diretor de Transformação do Bmg.
O executivo explica ainda que, como o Bmg tem uma cultura de colaboração muito forte, a utilização do Workplace fez todo o sentido, pois além de ter uma interface muito intuitiva e ser uma solução completa, é uma plataforma que une comunicação, cooperação e automação.
"Esse foi o combo perfeito para estimularmos a interação entre os times e melhorarmos a experiência do colaborador. Nossos principais objetivos eram ouvir e dar voz aos funcionários, colocando todas as pessoas como criadoras de conteúdo, e descentralizar a comunicação interna para fomentar uma comunicação de mão dupla. Com o Workplace, atingimos nosso objetivo", afirma.
A ferramenta tem ajudado o Bmg a ganhar mais agilidade na comunicação, dar mais autonomia para a liderança se comunicar e garante um alinhamento da estratégia com todos os times. "Com a adoção do Workplace, foi criado um espaço para as equipes celebrarem suas conquistas e para o reconhecimento dos profissionais talentosos que temos dentro do Banco", finaliza Pavelec.
Hoje, o Bmg conta com 1.300 funcionários e adotou como padrão o modelo híbrido de trabalho em seus escritórios em São Paulo e Belo Horizonte.