A investigação da Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, sobre a compra da Sun Microsystems está custando à Oracle US$ 100 milhões por mês. O CEO da Oracle, Larry Ellison, declarou na segunda-feira, 21, que, quanto mais a Comissão Europeia demora para decidir sobre a aquisição, mais dinheiro sua empresa perde. Segundo ele, não é bom para nenhuma das partes envolvidas, informou o jornal britânico Financial Times. Os órgãos reguladores americanos aprovaram a oferta de US$ 4,7 bilhões, em agosto. Já os órgãos reguladores antitruste europeus querem avaliar com mais critério a questão do MySQL, plataforma de código aberto comprada pela Sun.
A preocupação da Comissão Europeia é com o fato de que, caso a compra seja aprovada, a Oracle se tornará a dona do maior banco de dados proprietário do mundo e do maior banco de dados de código aberto do mundo. Os órgãos reguladores querem garantir que os usuários europeus continuem com as mesmas opções de consumo.
Ellison acredita que a Comissão Europeia está desinformada sobre o assunto, já que, segundo ele, Oracle e o MySQL "não competem de forma alguma". Apesar de frustrado, o CEO da Oracle se mostrou confiante na aprovação da compra da Sun. mostrou confiante na aprovação da compra da Sun.
- Aquisição da Sun