O site de e-commerce local Groupon anunciou nesta terça-feira, 22, o fechamento das operações no Marrocos, Panamá, Filipinas, Porto Rico, Taiwan, Tailândia e Uruguai, como resultado de um processo de reestruturação da empresa, o que deve gerar encargos antes de impostos de US$ 35 milhões, segundo informações do blog de tecnologia Tech Crunch. A previsão é que todo o processo de encerramento das atividades seja concluído até setembro de 2016. No mês passado, a empresa havia anunciado o fim das operações na Turquia e na Grécia.
O site também anunciou que irá demitir 1,1 mil funcionários em todo o mundo ao longo dos próximos meses, cerca de 10% de seu quadro total de empregados. A maioria dos cortes deve afetar as equipes de vendas e de operações de atendimento ao cliente.
"Vimos que o investimento necessário para trazer nossa tecnologia, ferramentas e mercado para cada um dos nossos mais de 40 países não é compatível com o retorno neste momento", declarou o COO do Groupon, Rich Williams, em um post no blog oficial da empresa. "Acreditamos que, para que a nossa pegada geográfica ter uma vantagem ainda maior, precisamos concentrar nossa energia e dólares em menos países", acrescentou.
Procurada pela reportagem de TI INSIDE Online, a subsidiária do Groupon no Brasil confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a prioridade sempre foi "escolher um caminho de crescimento e de decisões pensando no melhor para o Groupon como um todo, ao redor do mundo. Nosso objetivo é focar nos países com maior oportunidade de crescimento, como é o caso do Brasil."