Tradicional organização do mercado varejista, a C&A resolveu reestruturar seu marketplace para ampliar sua estratégia de comércio eletrônico para se tornar uma fashiontech omnichannel e assim oferecer aos seus clientes mais opções de produtos com agregação de novos sellers na plataforma.
Para isso, contratou a Iteris para redesenhar seu portal, tornando-o mais escalável com todos os canais de venda integrados com a criação de um fluxo contínuo de melhorias e colaboração entre equipes multidisciplinares, automatizando os processos de forma ágil, com entregas efetivas, conforme explicou Alex Oshika, Business Unit Director da Iteris, acrescentando que marketplace da C&A já tinha uma equipe dedicada, mas, diante da mudança rápida provocada pela tendência phigital, resolveu acelerar o projeto para entregar essa experiência diferenciada aos seus consumidores.
O primeiro passo foi realizar um mapeamento de oportunidades de modernização e fazer um diagnóstico preciso baseado na identificação das necessidades e, a partir daí, foi montado um plano personalizado de acordo com as demandas e necessidades das equipes, apontando as melhores soluções.
O trabalho exigiu a criação de uma squad multidisciplinar que escolheu o ambiente de backend da Microsoft, banco de dados MongoDB,e a esteira de desenvolvimento DevOps da própria Microsoft, que realizou testes e automatizar processos para ganhar escala ao agregar novos sellers, que hoje ultrapassam mais de 300 parceiros.
Através da integração com o SAC, agora os sellers conseguem acessar o portal para conferir todos os seus pedidos, status de entrega, acompanhar repasse financeiro, além do atendimento aos tickets abertos, entre outras funções de forma rápida e intuitiva.
Com a redução das intervenções manuais de profissionais nos ambientes produtivos, os riscos relacionados a dados foram consideravelmente minimizados. Os parceiros de negócios da empresa já notaram as novas facilidades, fator que atrai cada vez mais sellers.
A Iteris agora trabalha na regionalização do marketplace, pois dessa forma clientes do Nordeste, por exemplo, vão ser endereçados para ofertas de roupas mais leves, enquanto no Sul, roupas de frio, o que possibilita mais retorno nas vendas. Oshika diz ainda que a Iteris continua trabalhando não só no suporte da plataforma, mas também no desenvolvimento de novas funcionalidades.
A C&A conta hoje com 280 lojas em 125 cidades e mais de 15 mil profissionais empregados, que com a reformulação do marketplace, busca mais integração com os sellers e ao mesmo tempo e garantir a melhor experiência ao consumidor.