Software para gestão de saneamento já está disponível na internet

0

Já está disponível no portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) o Sistema Integrado de Gestão de Serviços e Saneamento (GSAN), desenvolvido pelo Ministério das Cidades. O software é livre e ficará no website até o fim desta semana. O acordo foi assinado pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e o secretário de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski.

O sistema é destinado à gestão comercial e financeira das empresas e companhias de saneamento. Segundo o Ministério das Cidades, a solução permite interligar diversas áreas como contabilidade, operacional e atendimento ao usuário. Isso possibilita ao gestor o acesso imediato a informações sobre os usuários do serviço, tornando mais ágil o atendimento.

A intenção do ministério é melhorar o fluxo, principalmente da base de dados cadastrais dos usuários e de ocorrências de rotina como medições, faturamentos, inadimplências, solicitações de serviços entre outros. O software também permite fazer o controle de custos, produtividade e eficiência dos recursos empregados, planejamento dos trabalhos e avaliação dos resultados.

O GSAN já está em operação na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com cerca de 1,5 milhão de ligações de água, e na Companhia de Águas e Esgostos do Rio Grande do Norte (Caern). No momento também está em implantação na Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caer).

?É a abertura do software que dá vitalidade às soluções?, destacou Santanna, lembrando que o compartilhamento do conhecimento e a formação de comunidades permitem corrigir defeitos, aperfeiçoar o funcionamento e introduzir inovações, o que não ocorre com as soluções cujo código é fechado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.