Desde 2002, a Inbra utiliza o sistema Omega, da ABC71, e, recentemente, instalou os módulos de SPED Contábil e NF-e. "A implantação do SPED Contábil foi mais simples porque as informações já estavam na contabilidade, bastaram apenas alguns ajustes e pronto. A NF-e exigiu um empenho maior de vários setores da empresa e uma mudança no dia a dia de alguns colaboradores", conta Alexandre Sardinha, gerente de informática da Inbra.
O grande desafio, portanto, foi fazer todos os testes e revisar os cadastros, além de preparar o sistema em tempo. As responsabilidades foram divididas com a equipe de implantação. "Este processo exigiu muito dos departamentos de vendas, Comércio Exterior e Fiscal, pois foi necessário realizar uma revisão geral dos cadastros de clientes e parâmetros fiscais, já que a Secretaria da Fazenda exige um padrão para as informações", explica Sardinha.
Implantar o módulo de NF-e no prazo e com qualidade era a grande expectativa da empresa. O comprometimento de todos os colaboradores, junto com a equipe da ABC71, foi fundamental para que tudo fosse feito de forma a implantar o módulo com sucesso. "A ABC71 coordenou todos os trabalhos e nos dizia o que devia ser feito, além de nos passar as referências necessárias", comenta o gerente de informática da Inbra.
Antes de o sistema ser colocado em prática, foram feitos testes com todas as possíveis emissões de NF-e. "Fizemos cerca de mil testes para poder amarrar o sistema. E valeu a pena, pois atualmente não temos nenhum erro no procedimento", completa Sardinha.
Hoje, a companhia emite todas as notas fiscais no módulo de NF-e. "Os resultados foram os melhores possíveis, mais uma vez implantamos um módulo do Omega dentro do prazo e com qualidade. Além disso, o sistema é prático e mesmo com todas as mudanças exigidas – que foram muitas – os usuários não encontraram nenhuma dificuldade em lidar com o sistema. E isso é ótimo", comemora Sardinha.
- NF-e