A Resource acaba de receber a certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration) no nível 3 para sua Fábrica de Projetos. O selo atesta a excelência em todas as fases do desenvolvimento de software, desde o levantamento de requisitos até a implantação e produção. A partir desta certificação, a Resource iniciou um plano gradativo para implantar essas melhores práticas em cada projeto e dar cobertura em todas as suas operações. Em maio deste ano, a companhia também certificou sua Fábrica de Códigos.
Gilmar Batistela, presidente da Resource, conta que o investimento nesses processos de qualidade, incluindo profissionais PMPs e Six Sigma, consumiu perto de R$ 3 milhões somente nos últimos dois anos, com retorno satisfatório, especialmente porque levou toda equipe para mais perto do negócio do cliente. "Essa certificação da Fábrica de Projetos desloca o foco do código para o foco no negócio do cliente e dá para a equipe uma consciência muito forte sobre integração. Os consultores passam a enxergar com clareza o negócio, a responsabilidade e os desafios de cada projeto", informa.
Segundo Carlos Caram, diretor executivo da consultoria ISD Brasil, empresa responsável pelo apoio à Resource em seu programa de qualidade, "boa parte das empresas opta por avaliar apenas sua Fábrica de Códigos ou de Projetos, o que é suficiente para obter o selo. No caso da Resource, destacamos que a grande preocupação da direção da empresa era mesmo aperfeiçoar seus processos e imprimir alto nível de qualidade em cada uma das soluções que oferta para o mercado. Conduzir o programa de qualidade em linhas de negócio diferentes, e avaliá-las em momentos distintos, denota a preocupação em aplicar os processos na prática, sendo o alcance do nível de maturidade apenas uma consequência dessa estratégia", explica o diretor. Ele esclarece ainda que a Resource certificou-se na versão 1.2 do CMMI-DEV, a qual traz uma série de alterações no modelo e no método de avaliação utilizado.
- CMMI