Empresas de alto desempenho têm probabilidade três vezes maior de serem usuárias líderes de ferramentas analíticas, segundo estudo da divisão de consultoria da IBM em parceria com o MIT Sloan Management Review.
Para esta pesquisa foram consideradas empresas de melhor desempenho aquelas que conseguiram apresentar resultados consistentes e com alta performance nos últimos anos. Mais de três mil executivos e analistas de negócios de 30 segmentos de mercado e 108 países, incluindo o Brasil, participaram do estudo e revelaram como as organizações enxergam as possibilidades proporcionadas pela aplicação de mecanismos de análise da informação corporativa.
A pesquisa da IBM identifica que usuários de tecnologia analítica têm a capacidade de se destacar mais e ter um melhor desempenho perante seus concorrentes. Segundo os entrevistados, o uso da intuição na tomada de decisões não é comum entre as empresas de melhor desempenho. Essas organizações revelam uma probabilidade cinco vezes maior de usar ferramentas analíticas na hora de decidir.
Elas também têm uma tendência duas vezes maior de moldar futuras estratégias de negócios e guiar as operações de rotina com base no uso de ferramentas analíticas. "No Brasil, os setores financeiro, de telecomunicações e de varejo já entendem a importância da análise de dados nos negócios e, por isso, têm implantado soluções de otimização com freqüência maior do que em outros setores", diz Kátia Vaskys, líder de consultoria da IBM Brasil para Serviços de Gestão e Análise da Informação.
"Mais recentemente, os mercados de seguradoras, bens de consumo e manufatura vêm seguindo o mesmo rumo, aprimorando suas decisões, por meio de uma análise mais inteligente das informações", ressalta. Segundo ela, a correlação entre desempenho e gerentes que usam ferramentas analíticas tem implicações importantes para as organizações que buscam crescimento, eficiência ou diferenciação competitiva. "Esse estudo mostra que quando as organizações usam ferramentas analíticas para lidar com seus maiores desafios, elas podem superar até o que parece insuperável", completa.
O estudo identificou que as organizações de hoje estão muito menos preocupadas com questões relativas à "explosão" de dados, porém atentas às limitações das práticas de gerenciamento tradicionais. Os entrevistados avaliaram que a dificuldade de entendimento sobre a aplicação de técnicas de análise para otimizar processos de negócio, a falta de tempo e capacidade de investimento por conta de prioridades concorrentes, e a baixa capacitação na linha de frente são hoje os três maiores obstáculos para a adoção ampla de ferramentas analíticas. Os dados mostram que muitas organizações estão melhores na tarefa de gerar conhecimento a partir de informações e ferramentas analíticas, mas enfrentam dificuldades em transformar esse conhecimento em ação. Para superar esses obstáculos, o estudo identifica os seguintes passos a serem tomados pelas empresas:
*Resolver o maior desafio primeiro: as organizações frequentemente esperam dados completos antes de aplicar ferramentas analíticas em oportunidades de alto valor. Consequentemente, elas permanecem travadas em modo de investimento.
*Inverta a equação na abordagem de dados e conhecimentos: muitas organizações começam novas iniciativas ao coletar todos os dados disponíveis sobre o tópico para chegar ao conhecimento. Porém, devem identificar quais são os conhecimentos específicos necessários para entender os dados para as respostas.
*Adotar as técnicas e ferramentas mais adequadas para líderes de negócios: os entrevistados identificaram uma forte mudança nos tipos de ferramentas analíticas e técnicas que fornecem o melhor valor e retorno para os negócios. Visualização de dados, técnicas e ferramentas de simulação que ajudam a antecipar as consequências de suas decisões estão entre os principais itens. Técnicas como essas não exigem capacitação superior e podem ser aplicadas por líderes de negócio em qualquer ponto da organização.
A pesquisa aponta que organizações líderes estão concentrando seus esforços para viabilizar uma transformação significativa e duradoura, ao mesmo tempo em que reduzem o tempo necessário para realizá-la. Empresas que usam uma abordagem "seletiva" em relação às ferramentas analíticas são capazes de concentrar precisamente recursos e esforços, gerando conhecimento crítico para necessidades imediatas e superando desafios de negócio que estão impedindo de transformar o conhecimento em ação.