Site do Mais Médicos segue instável no segundo dia de inscrição; ataque de robôs afeta sistema, diz ministério

0
26

Pelo segundo dia, o site para a inscrição de profissionais interessados em fazer parte do programa Mais Médicos ficou fora do ar na manhã desta quinta-feira (22) e seguia sem possibilidade de acesso durante a tarde até as 14h55.

A instabilidade foi constatada nos endereços: http://maismedicos.saude.gov.br/new/web/app.php/inscricao e http://maismedicos.saude.gov.br/

Apesar disso, o Ministério da Saúde informou que 6.394 médicos já se inscreveram – são 8,5 mil vagas no total. Destes, 2.209 conseguiram concluir a inscrição e escolher a cidade de atuação. Outros 2.812 não concluíram a inscrição e têm até as 23h59 de domingo (25) para finalizar o cadastro.

"O Departamento de Informática do SUS identificou a maior parcela dos robôs e máquinas programadas que estão promovendo os ataques ao site dos Mais Médicos. Nesta manhã, a equipe de segurança do sistema estará isolando e protegendo a rede desses ataques. A expectativa de estabilidade no início da tarde. Os interessados devem manter a tentativa de acesso." (veja a íntegra abaixo).

Acessos simultâneos

Na quarta (21), primeiro dia de abertura para cadastramento no programa, o site também ficou fora do ar e o Ministério da Saúde atribuiu a falha ao alto número de acessos.

Depois, disse que os acessos simultâneos tinham característica de ataques cibernéticos e que o governo federal tentava isolar as ações que comprometiam o sistema.

A pasta informou que "recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos no momento da abertura do sistema", o que é "mais que o dobro do número de médicos em atuação no país."

Deixe seu comentário