Ser preditivo: uma questão de sobrevivência estratégica

0

Na atual era da informação onde o mundo sofre mudanças em tempo real, ser preditivo é uma questão de inteligência competitiva. Do ponto de vista da estratégia empresarial, ser preditivo é ter a capacidade de antecipar os resultados futuros e agir pró-ativamente para ajustar a estratégia antes que estes resultados se tornem realidade numérica: ou seja, lucro ou prejuízo.
A maioria das empresas tem dificuldade de serem preditivas, pois os referenciais de orientação estratégica são sempre baseados em números existentes em sistemas financeiros. O único problema é que estes números já representam o passado que foi consolidado e que, obviamente, é imutável. Além de ser impossível consertar o passado, estes mesmos números oferecem pouca garantia de que no futuro eles voltarão a ser realidade.
A grande realidade é que em todas as organizações são as pessoas que fazem os números acontecerem positivamente ou negativamente. Ou seja, é a qualidade do trabalho e da relação das pessoas com o mercado hoje, que produzirão os números que estarão nos sistemas financeiros de amanhã.
Essa é uma tendência mundial que pode ser traduzida pelo conceito de Enterprise Feedback Management (EFM). O EFM coleta e gerencia as informações que transitam isoladamente entre as pessoas, transformando-as em conhecimento e disponibilizando-as imediatamente para os gestores estratégicos se adiantarem ao que irá se tornar realidade financeira em breve. Mais do que isso, o conceito de EFM ainda permite que as pessoas sejam monitoradas constantemente em relação à qualidade de execução de seus processos e atividades.
Quando um sistema de EFM é implantado, existe uma verificação constante do feedback de todas as pessoas que cercam os principais processos de negócio (soma de todas as versões da verdade) e alertas são gerados imediatamente quando indicadores positivos ou negativos apuram excesso de "conformidades" (ótimo) ou excesso de "não conformidades" (problemas) nos processos.
É importante destacar que, muitas vezes indicadores negativos podem representar uma "oportunidade de inovação", ou seja, pessoas podem estar descumprindo com a qualidade de execução esperada para um processo (não conformidade) simplesmente por terem descoberto uma melhor maneira de fazê-lo. E isso nem de longe pode ser considerado um problema.
Ou seja, ser preditivo é uma questão de sobrevivência. É acompanhar as mudanças dos negócios e projetos antecipando o futuro e trazendo Inteligência competitiva para as empresas.

Guilherme Cerqueira é diretor executivo da QuestManager, empresa de tecnologia especializada em soluções profissionais para pesquisa de mercado e feedback management.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.