A Reasearch in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, confirmou os rumores de que investidores estavam pressionando pela troca de Jim Balsillie e Mike Lazaridis. Ambos ocupavam o cargo de presidente-executivo (CEO) da companhia, que agora passa a ser de Thorsten Heins.
Lazaridis foi nomeado para a vice-presidência do conselho de administração e a presidência do comitê de inovação e disse que pretende adquirir mais US$ 50 milhões em ações da companhia. Balsillie, por sua vez, permanece apenas no conselho da empresa. A gestão com dois executivos no comando da empresa gerou inquietação entre os investidores, há tempos insatisfeitos com o desempenho da RIM. A fabricante canadense não conseguiu consolidar seu espaço no mercado de smartphones e tablets, superada pela Apple e pela Samsung.
Heins, que está na RIM desde 2007, ocupava o cargo de diretor de operações (COO) desde agosto do ano passado. Na transição, o executivo planeja continuar contando com a colaboração próxima de Lazaridis, criador de "um novo modelo de comunicação". Para ganhar mercado, Heins aposta no recém-lançado do sistema operacional para BlackBerry, no novo modelo de tablet que chega ao mercado em fevereiro, o Playbook 2, e uma nova versão do smartphone, o Blackberry 10.
Em coletiva de imprensa, o novo CEO reforçou a necessidade de melhorar o marketing da RIM, especialmente nos Estados Unidos, para atrair clientes, além do tradicional público corporativo da empresa. "Precisamos estar mais focados no consumidor, porque é deles que virá nosso crescimento", afirmou Heins. Ele reforçou também que mudanças drásticas não são necessárias e a venda de parte da companhia está descartada.
A RIM valia mais de US$ 70 bilhões cerca de três anos atrás. Hoje, seu valor de mercado está a US$ 8,9 bilhões, refletindo a séria perda de participação da empresa.