Portal criado pela Abes e BSA fecha ano com 31 mil denúncias de pirataria de software

1

O Portal de Denúncia de Pirataria de Software, lançado em novembro de 2012 pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e a Business Software Alliance (BSA), encerrou 2013 com 31 mil denúncias envolvendo a comercialização, aquisição ou uso de programas ilegais. Assim, 12 mil empresas foram vistoriadas e a maioria já realizou a regularização do software em uso.

De todas as denúncias, mais de 20 mil são únicas, considerando que uma empresa pode ser indicada diversas vezes. Deste total, 60% já foram vistoriadas impactando a regularização de diversas empresas. Hoje, o portal conta com 10 fabricantes cadastrados no programa: Adobe, Audaces, Autodesk, Dassault, Microsoft, Progress, PLM, Siemens, Sybase, Symantec e Tekla. As denúncias são encaminhadas aos fabricantes para verificação de acordo com o seu processo interno.

Com a ajuda do portal de denúncias e da sociedade ativa foi possível apreender 487.852 CDs e DVDs de software pirata no período. Além disso, 129 revendas de informática foram abordadas por autoridades policiais locais nas regiões Sul e Sudeste com suspeitas de comercializar programas de computador falsificado. Nesses locais, foram apreendidas 2.812 mídias piratas, sendo a região Sul a que obteve o maior registro de apreensões (1905) e revendas abordadas (80).

O canal para denúncias é uma das diversas ações das entidades para combater a pirataria de software no país. As denúncias são 100% anônimas e podem ser realizadas por qualquer cidadão que encontre irregularidades no uso, venda ou distribuição de software por lojas físicas, online e empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.