Projeto do TJ da Paraíba automatiza cobrança de dívidas

0

Para dar mais celeridade e efetividade na prestação jurisdicional na Paraíba, a Minsait, uma empresa Indra, desenvolveu recentemente um projeto de robotização para o Tribunal de Justiça da Paraíba. A ferramenta automatiza o processo inicial da execução fiscal e dará celeridade a mais de 30 mil processos da 1ª e 2ª Varas de Executivos Fiscais da Capital.

Trata-se de algo inovador no setor público brasileiro. "Desenvolvemos essa ferramenta em aproximadamente três meses e estamos muito orgulhosos do potencial que apresenta para o Estado. Ao substituir parte de atividades manuais desempenhadas pelos servidores estaduais e substituí-las por atividades robotizadas, conseguimos resolver processos de forma cada vez mais ágil e eficaz", afirma Felipe Mesquita, gestor operacional do Norte-Nordeste da Minsait no Brasil.

Como parte desta iniciativa de robotização também foi padronizado o fluxo de trabalho da 1ª e 2ª Varas de Executivos Fiscais, trazendo ainda mais agilidade na execução das atividades, além da eliminação de tarefas manuais. Além disso, esta iniciativa de robotização é baseada em arquitetura open-source, facilitando a adoção pelos órgãos públicos.

O potencial de RPA (Robotic Process Automation) para o setor privado é amplamente conhecido. Estudos recentes estimam que 72% das empresas devem usar RPA em 2020, algo que deve se tornar universal nos próximos cinco anos. Contudo, esse tipo de ferramenta no setor público ainda é pouco utilizado, especialmente no Brasil.

Algumas razões para a adoção da robotização nas empresas são: tornar os processos mais ágeis, reduzir erros por questão de padronização e compliance, melhorar a experiência do cliente, como estratégia de crescimento enxuto, dentre outras.

O presidente do TJ, desembargador Márcio Murilo, explica que o robô otimizará em 80% o tempo de trabalho dos servidores dos cartórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.