Mercosul Digital vai criar certificação para comércio eletrônico

0

O grupo que coordena o Projeto Mercosul Digital vai publicar em abril o edital para escolha dos fornecedores de certificados de tempo e de infraestrutura para certificação digital de comércio eletrônico com validade para todos os países do Mercosul – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Iniciado em 2009, em parceria com a União Europeia, o projeto conta com orçamento de 9,6 milhões de euros, dos quais 7 milhões são provenientes da Europa e o restante, dos países latinos. A duração do projeto deve se estender até início de 2014.
Segundo o coordenador do Mercosul Digital no Brasil, Gerson Rolim, o edital estabelece a criação de um documento de valor jurídico nos quatro países que será usado pelas autoridades certificadoras de e-commerce. A licitação ainda prevê a contratação de empresas para fornecer mecanismos de registro da data em que as compras foram efetuadas, como meio de fiscalização das operações.
Rolim, que também é diretor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câramara-e.net), explica que o e-commerce interfronteiriço no Mercosul tem muitas condições de se desenvolver, mas sofre por não contar com nenhum mecanismo de fiscalização ou certificação. O maior problema, segundo ele, é que os consumidores ficam sem ter a quem recorrer caso tenham algum problema com as compras feitas pela internet. "Por isso, evitam comprar de sites em outros países."
O edital terá quatro lotes: um para fornecedores de certificados de tempo na Argentina e no Uruguai, um para fornecimento de infraestrutura para certificação digital (ICP), no Paraguai, um para ICP no Uruguai e um para ICP na Argentina. O Brasil, segundo Rolim, é o país mais maduro nessa questão, por isso participará do projeto apenas como investidor. Não foram informados os valores específicos dos lotes, pois o edital segue as leis europeias, maior financiadora do projeto.
Segundo Rolim, podem participar empresas sediadas na América Latina, União Europeia e Ásia – participação de empresas asiáticas também está ligada aos acordos comerciais assinados pelos representantes europeus. Não são feitas exigências de porte financeiro às empresas, mas precisam ser economicamente sustentáveis e provar que não dependem financeiramente desse projeto.
O Projeto Mercosul Digital envolve, ainda, a criação de uma rede de capacitação para profissionais do comércio eletrônico no bloco. O projeto pretende criar uma rede de ensino a distância, pela internet, para treinamento de profissionais em temas da Sociedade da Informação, principalmente e-commerce (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.