O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos e o presidente da Informática de Municípios Associados S/A, Bruno Viana, se encontraram para cerimônia de inauguração do NOC (Network Operation Center, ou Centro de Gerência de Redes) da empresa, que tem a missão de monitorar continuamente a rede de transmissão de dados da Prefeitura Municipal de Campinas. O evento também marcará o início de operação do data center de contingência da IMA.
O NOC se constitui em um espaço físico onde uma equipe de profissionais tem a missão de "vigiar" a operação dos servidores, da rede interna e da conexão com a internet dos cerca de 400 pontos descentralizados, que abrangem unidades de saúde e escolas. Este trabalho facilita a prevenção e correção de panes que possam atrapalhar a conectividade entre os diversos órgãos da prefeitura de Campinas e o data center da IMA.
As informações sobre o desempenho da rede são registradas em seis monitores de tela grande e, a partir do alarme sobre alguma anormalidade, a equipe pode agir prontamente para evitar ou corrigir uma pane, respondendo de forma imediata na resolução de problemas que eventualmente causem ruptura na comunicação.
Já o data center de contingência é composto por computadores de alta performance instalados no Paço Municipal e conectados ao data center principal da IMA por meio de cabos de fibra óptica. A partir de sua entrada em operação, os sistemas críticos da prefeitura de Campinas passam a operar paralelamente em duas máquinas. Se houver anormalidades em uma delas, a outra assume automaticamente a operação, sem interrupções no serviço.