Entrou no ar esta semana a versão do portal Terra feita em HTML5 especialmente para iPad. "Optamos pelo HTML5 em vez de um aplicativo porque nosso portal é um produto noticioso, que é acessado frequentemente pelo usuário. As pessoas voltam mais para os navegadores do que para aplicativos quando se trata de conteúdo noticioso", explica a vice-presidente de mídia do Terra, Sandra Tecis. Uma versão otimizada para tablets Android está em desenvolvimento e deve ser lançada em breve.
Agora, quando um usuário acessa o site do Terra pelo iPad, o servidor identifica automaticamente o aparelho e o redireciona para a página em HTML5. A diferença dela para a versão do iPhone não está apenas na diagramação, mas também no destaque para conteúdos audiovisuais. "O usuário de tablets está mais propenso a ver fotos e vídeos. É uma interação diferente daquela feita em smartphones", relata Sandra. O espaço publicitário na versão para iPad também é vendido separadamente daquele para smartphones ou para web. O primeiro anunciante é a IBM.
Sonora e Terra TV
Paralelamente, a empresa trabalha no desenvolvimento de aplicativos móveis para dois outros serviços: o Sonora, de distribuição de música, e o Terra TV, de distribuição de vídeos. O Sonora, que já tem aplicativos para iPhone e Android, ganhará uma versão para iPad em abril. E o Terra TV terá versões para iPhone, Android e iPad ainda no primeiro semestre.
- Internet