Empresas oferecem 10 mil bolsas de estudos para mulheres desenvolvedoras de jogos digitais

0

A parceria entre o Órbi Conecta, principal hub de inovação de Minas Gerais, e a DIO, ecossistema de educação tecnológica, lança mais uma edição do Órbi Academy Techboost. O programa lança o Órbi Web Games Developer com 10 mil bolsas de estudos dedicadas às mulheres que estão iniciando no universo da programação de jogos.

O bootcamp visa formar mulheres profissionais em desenvolvimento web de games, um dos mercados da tecnologia mais emergentes nos dias atuais. De acordo com a consultoria internacional Newzoo, a indústria global de games movimentou US? 175,8 bilhões em 2021. A previsão é que esse segmento se mantenha aquecido e ultrapasse US? 200 bilhões ao final de 2023.

As mulheres que se inscreverem no programa terão acesso gratuito à aprendizagem de lógica de programação e arquitetura de sistemas, além de avançar seus conhecimentos nas linguagens HTML5, CSS3 e Javascript, essenciais para os primeiros passos no desenvolvimento de jogos. Serão 63,5 horas de cursos, projetos de games hands-on e mentorias com experts sobre tecnologia, mercado e soft skills. As inscrições podem ser realizadas pelo link.

Games no Brasil

Segundo a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais), em 2021, o Brasil se destacou como o 12º maior fabricante de jogos do mundo, rendendo à indústria local uma taxa de crescimento anual de 13,5%, o que significou US? 2,3 bilhões da receita mundial relacionada a videogames.

Nesse cenário de expansão, o mercado de trabalho para desenvolvedores de games concentra boas oportunidades para quem se interessa pela área. As possibilidades de atuação profissional vão desde a criação de games para diferentes plataformas até jogos mais simples utilizados em ações de gamificação por empresas e setores diversos.

Consolidado como uma iniciativa do Órbi Conecta, o programa Órbi Academy Techboost já distribuiu mais de 160 mil bolsas de estudo desde fevereiro de 2021 e impactou milhares de vidas através do acesso gratuito à formação em tecnologia. Agora, gera mais oportunidades ao co-criar junto com a DIO um bootcamp exclusivo para desenvolvimento de games. Empresas da rede Órbi Conecta, como MRV, Inter, Localiza e TakeBlip viabilizaram 12 bootcamps na temporada 2021/2022.

Uma pesquisa realizada com mais de 40 mil participantes do Techboost mostrou que 4.438 tem até 20 anos, 19.422 entre 20 e 30 anos, 12.121 de 30 a 40 anos, 3.806 de 40 a 50 anos e 891 com mais de 50 anos. É um programa diverso, com 22.013 mulheres, 25.857 pretos e pardos, 8.690 LGBTQIA+, PCDs 1.602, 942 indígenas, 677 refugiados e migrantes no Brasil. Há participantes de todos os estados brasileiros, principalmente São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná.

"O Órbi Academy é a frente de atuação que tem como objetivo promover educação profissional em habilidades digitais para suprir a necessidade do mercado de trabalho por profissionais na área de tecnologia. Possui uma estrutura física ideal para realização de cursos nas áreas de tecnologia, criatividade e empreendedorismo digital. Mas o Órbi Academy extrapola territórios: em parcerias com outras empresas, oferece cursos on-line para quem está conectado em qualquer lugar do mundo", afirma Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta.

Para o CEO da DIO, Iglá Generoso, com o mercado de games em evidência, o bootcamp assume um papel importante para capacitar profissionais que desejam iniciar na área e buscam por espaço na tecnologia.

"A DIO investe constantemente na transformação de pessoas através da educação, e busca sempre incentivar a equidade e diversidade no mercado tecnológico. Parcerias com empresas como a Órbi nos impulsionam a impactar cada vez mais pessoas e deixar nossa marca no Brasil e no mundo", diz Iglá Generoso, CEO da DIO.

O bootcamp Órbi Web Games Developer não exige pré-requisitos para inscrição que pode ser realizada até 15/04 no link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.