A Panasonic Corporation anunciou que adquiriu a Blue Yonder, provedora de plataforma de atendimento digital de ponta a ponta. A Panasonic comprará os 80% restantes das ações (por US$ 5,6 bilhões) da Blue Yonder, somando-se aos 20% que a Panasonic adquiriu em julho de 2020. Incluindo o pagamento da dívida pendente, o investimento adicional totaliza US$ 7,1 bilhões, avaliando a Blue Yonder em US$ 8,5 bilhões.
Um acordo para comprar as ações remanescentes da Blue Yonder foi alcançado hoje entre a Panasonic e os atuais acionistas New Mountain Capital e fundos administrados pela Blackstone.
A necessidade de cadeias de suprimentos mais inteligentes, autônomas e edge-aware foi drasticamente aumentada pela pandemia COVID-19, pelo aumento do e-commerce e pela proliferação de dados. Essa aquisição fortalece o portfólio da Panasonic e acelera a missão compartilhada da Cadeia de Suprimentos Autônoma das empresas, empoderando os clientes a otimizar suas cadeias de suprimentos usando o poder combinado de AI/ML e IoT e dispositivos edge. Ao unificar soluções de oferta, demanda e comércio com IoT e tecnologias edge, as empresas podem utilizar melhor insights preditivos de negócios do core das suas operações em tempo real.
A combinação da força da Panasonic em engenharia industrial, IoT e tecnologias de ponta com a cadeia de suprimentos e soluções de comércio orientadas a IA/ML da Blue Yonder intensifica consideravelmente o valor do cliente da principal plataforma de atendimento digital da Blue Yonder. Juntas, a Panasonic e a Blue Yonder oferecerão uma vantagem competitiva única para os clientes para impulsionar mais automação e insights de negócios acionáveis e em tempo real que reduzam o desperdício e melhoram as operações, ao mesmo tempo em que criam um mundo mais sustentável.
Essa aquisição baseia-se na relação estratégica Panasonic/Blue Yonder, estabelecida em janeiro de 2019 com uma parceria, seguida pela criação de uma joint venture no Japão em novembro de 2019. Em julho de 2020, a Panasonic assumiu uma participação minoritária de 20% e um assento no Conselho de Administração da Blue Yonder. Esta aquisição fecha o círculo de relacionamento estratégico.
Para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2020, a receita total da empresa foi superior a US$ 1 bilhão, dos quais 67% foram receitas recorrentes. A partir de 31 de dezembro de 2020, a receita anual recorrente do SaaS era de US$ 343 milhões e a taxa de retenção da receita líquida do SaaS era de 120%.